A visualização de dados sempre foi um desafio para os profissionais de marketing digital. 

Gerenciar grandes quantidades de dados e colocá-los em gráficos e painéis exige muito trabalho, assim para tornar os dados acessíveis a todos em uma organização, o Google, criou um software online de relatório e visualização de dados - o Google Data Studio.

Antes de nos aprofundarmos em como o Google Data Studio pode apoiar seus esforços de marketing, vamos dar uma olhada no principal objetivo a que ele serve.

 

O que é o Google Data Studio?

 

O Google Data Studio Faz parte do Google Analytics 360 Suite, conhecido por análises, visualização de dados, otimização de sites, atribuição, marcação, pesquisa de mercado e gerenciamento de público-alvo.

Com o Google Data Studio você transforma dados de marketing em relatórios visualmente atraentes e compreensíveis.

 

Fontes de dados

 

O Google Data Studio suporta conexões com várias plataformas e extrai dados de diferentes fontes de dados sincronizando-os em um único local.

Veja a lista completa dos conectores atualmente disponíveis no Google Data Studio:

• Upload de arquivo

• AdWords

• Atribuição 360

• BigQuery

• SQL da nuvem

• DCM

• DFP

• Google Analytics

• Planilhas do Google

• MySQL

• PostgreSQL

• Console de pesquisa

• YouTube Analytics

 

Google Data Studio e as redes sociais

 

O Google Data Studio permite importar informações de redes sociais como Facebook, Twitter e LinkedIn. 

Para isso você precisa colocar as informações extraídas em uma planilha do Google, assim se uma alteração for feita na fonte de dados, os relatórios serão atualizados em tempo real.

Agora que você conhece um pouco mais do Google Data Studio, confira algumas razões para implementa-lo em sua estratégia de Marketing Digital.

 

Razões para utilizar o Google Data Studio

 

Relatórios interativos 

Ter uma grande variedade de gráficos e tabelas é excelente, mas o fato de todos os relatórios serem interativos e atualizados em tempo real é o que faz do Google Data Studio um produto de destaque. 

Por exemplo, seus dados do Google Analytics serão atualizados automaticamente. Portanto, seus relatórios e painel personalizados também serão atualizados. 

Além disso, todos os relatórios são interativos; portanto , você não precisa enviar vários relatórios ao gerente, pois todos os períodos, valores e fontes de dados podem ser facilmente atualizados. 

 

Conexões de Dados

Por ser um produto do Google, o Data Studio se conectará facilmente à maioria dos outros serviços do Google (AdWords, Analytics, Sheets, Attribution 360 etc.), facilitando a importação de dados existentes para o Data Studio. 

 

Interface simples 

Se você já usou o Google G Suite (Documentos, Planilhas, Formulários etc.), se sentirá em casa com a interface do Google Data Studio. Você não precisa ser técnico e, se houver uma curva de aprendizado, será mínima.

 

Colaboração 

Como é o caso da maioria dos produtos do Google, o compartilhamento é fácil. Você e seus colegas podem compartilhar e modificar relatórios facilmente e, como seria de esperar, conceder a indivíduos ou grupos diferentes níveis de acesso. Você não precisa mais exportar PDFs, Planilhas ou fazer capturas de tela; todos os relatórios e painéis são fáceis de compartilhar e atualizar para atender às suas necessidades específicas.

 

Modelos 

Há vários modelos disponíveis que você pode usar; basta conectar seus dados e o relatório será criado automaticamente para você.

Em resumo, o Google Data Studio é uma ótima opção se você deseja relatar e visualizar seus dados em uma única plataforma. 

Ter todas essas informações em um só lugar pode ser um divisor de águas para muitas empresas, especialmente para pequenas e médias empresas com recursos limitados.

 

Posted on