O Gerenciador de tags do Google (GTM) é uma plataforma gratuita de gerenciamento de tags que permite aos profissionais de marketing implantar e rastrear dados de marketing adicionando facilmente snippets de código ao site ou aplicativo. 

Ele permite que os profissionais de marketing acompanhem conversões, análises de sites, redirecionamentos e muito mais sem a intervenção dos webmasters.

 

Como o Gerenciador de tags do Google (GTM) e o Google Analytics (GA) funcionam juntos?

O gerenciador de tags do Google não foi desenvolvido para substituir o Google Analytics. 

Em vez disso, os dois trabalham harmoniosamente para oferecer aos profissionais de marketing um sistema flexível e fácil de gerenciar, que rastreia várias análises. 

O Gerenciador de tags do Google permite que os usuários implantem o código de acompanhamento nas páginas escolhidas e o Google Analytics usa esse código para rastrear vários dados, incluindo conversões. 

O GTM é uma ferramenta que proporcionar a liberdade de adicionar, editar ou remover tags de medição sem qualquer código rígido, tornando o processo muito mais simples e rápido.

 

 

Principais benefícios do uso do Gerenciador de tags do Google

 

GTM elimina o incômodo das tags de código rígido

Antes do gerenciador de tags do Google, toda vez que uma tag precisava ser adicionada, editada ou removida, um desenvolvedor da web precisava alterar o código do site. Agora, o mesmo snippet de código (código de contêiner GTM) pode conter várias tags de marketing e análise, podendo ainda ser colocado em todas as páginas do site.

Para isso, são necessários apenas alguns cliques para editar, remover ou adicionar novas tags e tudo isso pode ser feito por meio de uma interface GTM fácil de usar.

 

GTM permite que as empresas se movam mais rapidamente  

A dependência excessiva de desenvolvedores da Web é um problema para muitas empresas com recursos limitados. Muitas vezes a falta de um desenvolvedor Web impedia o crescimento e a experimentação, que são vitais no mundo digital em ritmo acelerado em que vivemos.

Desta maneira, com o gerenciador de tags do Google você tem uma solução econômica e confiável que ajuda a adaptar às mudanças em seu site e a passar de um experimento para outro muito mais rapidamente e sem custos adicionais.

 

GTM facilita o rastreamento avançado

O gerenciador de tags do Google permite que os usuários realizem a mesma tarefa que costumava levar dias ou até semanas em questão de minutos.

Ele vem com uma variedade de tags e funções integradas que permitem aos usuários implementar o rastreamento avançado em um curto espaço de tempo.

Por exemplo, em vez de ter que adicionar um código de rastreamento de eventos a cada botão "Enviar" no site, um usuário pode acessar o GTM para criar uma tag com um determinado conjunto de regras para rastrear cliques em todos os botões do site.

 

GTM pode aumentar a velocidade do site

As tags do gerenciador de tags do Google são implantadas de forma assíncrona, o que significa que uma tag de carregamento lento não impediria o lançamento de outras tags.

 

GTM centraliza o gerenciamento de tags

Ao fornecer um local para gerenciar todas as tags de marketing e analíticas usadas no site, o GTM melhora significativamente a eficiência do gerenciamento de tags e simplifica o processo de adição, edição e remoção de tags, eliminando a repetição e reduzindo as chances de erros.

 

Quer saber mais?

Assista ao vídeo e aprenda como utilizar o Google Tag Manager em seu site!

 

Posted on