Alguns meses atrás, o Google anunciou o Web Vitals um novo conjunto de métricas para medir a velocidade e a experiência do usuário em sites. 

Já na semana passada, o Google anunciou que essas métricas farão o seu caminho para uma atualização de algoritmo central como novas maneiras de julgar e classificar sites com base na “experiência de página” que eles oferecem. Esta atualização deve chegar em 2021.

 

UX importa, e é pra valer agora!

Em 2010, o Google já havia anunciado que levaria em conta a velocidade do site ao determinar as classificações de ranqueamento e índice de qualidade para campanhas no Ads. 

Em 2018, a velocidade de carregamento para dispositivos móveis passou a constar como critério de classificação. Agora, o Google anuncia uma nova atualização que pretende analisar uma variedade de métricas novas ou atualizadas - combinadas com outros fatores de experiência do usuário, para assim formar a atualização da experiência da página.

Experiência na página, mas o que exatamente é isso? 

 

Com o passar dos anos, as páginas apenas aumentaram de tamanho, seja pela quantidade de scripts, tamanho de imagem ou má codificação, tornando sites cada vez mais complexos e difíceis de carregar. Mesmo com conexões de internet ultra-rápidos e dispositivos potentes, dependendo do site, carregar uma página da web pode ser um teste de paciência. 

Principalmente para os visitantes do site, que tem que ficar esperando o carregamento das páginas. Sem mencionar é claro, páginas mal feitas que levem a cliques incorretos e coisas do gênero.

Assim por anos, otimizar o desempenho de um sites significou principalmente otimizar sua velocidade. Contudo, os tempos de carregamento passaram agora a ser apenas uma parte da equação. 

A partir de 2021 muito mais do que rapidez a experiência do visitante em contato com a página será levada em conta. Portanto, é hora de dar uma olhada drástica na experiência da página que você oferece aos seus visitantes!

De acordo com o Google: “Grandes experiências de página permitem que as pessoas façam mais e se envolvam mais profundamente; em contraste, uma experiência de página ruim pode impedir uma pessoa de encontrar informações valiosas em uma página.”

 

 

Web Vitals

No início de maio de 2020, o Google já havia lançado o Web Vitals - um conjunto exaustivamente pesquisado de métricas para ajudar qualquer pessoa a determinar oportunidades de melhorar a experiência em seus sites. 

Dentro dessas novas métricas, há um subconjunto de métricas em que todo proprietário de site deve se concentrar, os chamados Core Web Vitals.

 

De acordo com o próprio Google, “Core Web Vitals são um conjunto de métricas do mundo real centradas no usuário que quantificam os principais aspectos da experiência do usuário”.

 

Assim cada Core Web Vital analisa uma peça específica do quebra-cabeça da experiência da página e, juntos, ajudam o Google e você a entender a experiência percebida de um site. 

As Core Web Vitals estão disponíveis em todas as ferramentas do Google que medem a experiência da página. Desta maneira o Core Web Vitals foca em 3 pontos principais:

• Carregando,

• Interatividade,

• Estabilidade visual.

Esses pontos focais correspondem a três novas métricas:

• LCP, ou pintura de maior conteúdo: essa métrica informa quanto tempo leva para o maior elemento de conteúdo que você vê na janela de exibição carregar.

• FID, ou atraso na primeira entrada: o FID analisa quanto tempo leva para um navegador responder a uma interação acionada pela primeira vez pelo usuário (clicar em um botão, por exemplo)

• CLS, ou mudança cumulativa de layout: essa nova métrica mede a porcentagem da tela afetada pelo movimento - ou seja, as coisas pulam na tela?

 

 

 

Como você pode ver essas métricas não olham apenas para a rapidez com que algo carrega ou não em seu site. Eles também observam quanto tempo leva para os elementos ficarem prontos para uso. 

 

Combinando novas métricas com fatores de classificação 

Por si só o lançamento do Web Vitals já ajudou muitas pessoas a otimizar e melhorar o carregamento de seus sites, contudo o Google pretende aumentar ainda mais seus critérios. 

Assim, o Google pretende usar essas novas métricas - combinadas com fatores de classificação de experiência existentes, para ajudar na classificação de páginas. Lembre-se de que o Google usa um número desconhecido de fatores para julgar os sites e classificá-los. Alguns fatores pesam muito, mas a maioria tem um impacto menor. Combinados, no entanto, eles contam a história de um site.

Desta maneira, os novos Web Vitals unem vários fatores existentes para compor os fatores de classificação da experiência da página:

• Otimização para celular: seu site está otimizado para celular

• HTTPS : seu site está usando uma conexão segura

• Uso de intersticiais: seu site evita pop-ups desagradáveis

• Navegação segura: o seu site é inofensivo para os visitantes

Eles agora são unidos por métricas do mundo real centradas no visitante, como o LCP, FID e CLS mencionados anteriormente. Combinados, esses fatores levam em consideração tudo o que um visitante experimenta em um site para tentar chegar a uma imagem holística do desempenho de seu site, como o Google gosta de dizer.

 

Claro, esta é apenas uma maneira que o Google encontrou para ter uma noção de quão bom é o seu site, com isso embora a qualidade do conteúdo da página ainda reine supremo na obtenção de boas classificações, o desempenho e a experiência percebida dos visitantes agora também entram em jogo. 

Desta maneira, com essas métricas, o Google encontrou uma maneira de obter muitos insights que analisam seu site de todos os ângulos.

 

Atualização da experiência da página em 2021

O Google costuma ser acusado de não se comunicar com antecedência às mudanças que promove em seus algoritmos, contudo, isso parece superado! 

Assim no caso da atualização da experiência da página, o Google já esta comunicando esta nova alteração prevista para 2021.

Desta maneira, ao anunciar a mudança com antecedência o Google dá aos proprietários de sites tempo suficiente para se prepararem para esta atualização. 

 

AMP não vingou (ainda)!

Apesar do AMP ser uma maneira de se criar sites rápidos ao menos por hora ela ainda não vingou, caindo no gosto de Designers e desenvolvedores, desta maneira, o Google não exigirá mais AMP para obter suas páginas de notícias na seção Notícias principais. Agora, qualquer site bem construído e validado pelo Google Notícias pode almejar esse primeiro lugar. Assim a experiência da página se tornará um fator de classificação para as notícias principais.

 

 

Ferramentas para melhorar seu site

Muito mais que cobrar o Google também ajuda para que cada proprietário de site se adaptasse às mudanças na experiência da página. 

Assim ferramentas novas ou atualizadas ajudam você a obter os insights de que precisa. Eles também ajudam você a entender o que tudo isso significa.

Lighthouse in DevTools está agora na versão 6.0

• O PageSpeed Insights incorpora as novas métricas

• A nova API de relatório de experiência do visitante do Chrome permite que você acesse até 28 dias de dados históricos para seus URLs

• Seção de experiência no painel DevTools Performance

• O novo relatório Core Web Vitals do Search Console para um resumo do desempenho de seu site

• Extensão Web Vitals do Chrome para acesso rápido às métricas do navegador

 

Conclusão

Se no passado otimizar seu site para a experiência e velocidade dos visitantes era meio uma tentativa e erro, agora o Google tenta compensar isso com a criação de boas métricas, que em suma verificam a usabilidade, segurança e rapidez de um site.

 Ao anunciar essas métricas - e ao anunciá-las como fatores de classificação -, o Google torna a experiência da página mensurável e a considera útil o suficiente para julgar os sites.

Por isso, lembre-se de que a atualização não será lançada até 2021, MAS as ferramentas estão lá, então você pode começar agora mesmo a testar e melhorar seu site. 

Boa sorte!

 

 

 

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