Sempre procurando novas maneiras de se comunicar com o público-alvo e, acima de tudo, gerar vendas, o marketing se aventurou em vários métodos de persuasão, entre eles, um dos mais recentes foi o Neuromarketing.

O princípio do Neuromarketing é simples: alcançar o consumidor através de seus processos mentais, psicológicos, emocionais, sensoriais e neuronais. 

Assim ao dominar esses elementos, podemos influenciar as decisões de compra, tomadas de maneira inconsciente, sem precisar recorrer a outros motivos de compra mais lógicos.

Ou podemos dizer que o Neuromarketing é uma ciência que estuda os efeitos da publicidade e outras ações de comunicação no cérebro humano. Use-o como parte de sua estratégia digital, você pode aproximar sua marca dos clientes.

 

Neuromarketing e neurociência

Diferentemente do preceito econômico que supõe a existência de um consumidor racional, o Neuromarketing propõe que o consumidor seja mais guiado por impulsos que andam de mãos dadas com emoções, percepção sensorial e elementos subconscientes. 

Para realizar essas análises, são utilizados três métodos principais: eletroencefalogramas, magneto encefalogramas e ressonâncias magnéticas funcionais.

Por meio desses métodos não invasivos, os pesquisadores de mercado e consumidores têm uma visão clara do comportamento das pessoas. 

Isso é alcançado ao ser exposto a diferentes estímulos relacionados ao mercado, como anúncios, banners e outros. Para isso, coisas como fluxo sanguíneo, ativação de partes do cérebro relacionadas à memória e emoções e resposta a cores e formas são levadas em consideração.

Princípio do Neuromarketing

O Neuromarketing surgiu como uma teoria de marketing em meados dos anos 90 e, desde então, está em constante evolução, sempre de mãos dadas com a neurociência. 

Sabendo a maneira pela qual os estímulos afetam as pessoas, e levando em consideração sua biologia e seu ambiente, fica mais fácil saber que tipo de conteúdo gerar, com qual idioma se comunicar e até que cores usar.

Segundo pesquisas estimasse que as pessoas recebam um novo anúncio a cada 15 segundos, dos quais, nove em cada dez, falham. É por isso que o Neuromarketing é cada vez mais usado com precisão para entender que tipos de mensagens são mais eficazes ao consumidor e impedir que muitos anúncios sejam perdidos ou não gerem nenhuma ação real.

Atualmente, o Neuromarketing é amplamente usado no marketing tradicional, mas como usá-lo no marketing digital? 

Aqui estão alguns pontos que você deve levar em consideração para posicionar a marca no cérebro do usuário que pode ser usada no marketing digital.

 

Avaliações

A internet é uma ferramenta de natureza coletiva, dando ao usuário a oportunidade de descobrir as experiências de outras pessoas com um produto ou serviço e quais as qualificações que ele atribui. Estudos revelam que o fato de incluir avaliações aumenta as vendas em 20%.

 

A informação certa

Dependendo da empresa e que tipo de produtos ou serviços, é muito importante incluir dados verdadeiros que levem o usuário a pensar que sua decisão de compra está correta.

 

Uma imagem vale mais que mil palavras

O olho humano vai para áreas específicas da tela e coleta imagens mais facilmente do que textos. Portanto, devemos nos concentrar em mostrar imagens atraentes do que queremos vender.

 

 

Narrativa

 

Por trás de toda marca, há uma história e é importante transmitir essas experiências ou memórias ao cliente, criar sentimentos no consumidor, nos faz chegar mais facilmente ao seu cérebro.

 

Deixe o cliente ser o ator principal

Crie conexões com seus clientes, use uma linguagem natural. Isso ajuda a fazer com que a marca pareça próxima e igual ao público-alvo. 

 

O uso do pronome “você” chama a atenção do cliente e cria um relacionamento com seu cérebro muito mais fácil, porque a pessoa sentirá que você fala sobre você. 

Não fale sobre o produto, mas sobre o que seu usuário pode fazer com o produto.

 

Sentimentos de escassez

O uso de expressões como "Oferta por tempo limitado" ou "Compre agora" leva as pessoas a comprarem ações. Criar a sensação de que o produto se esgotará que a produção é limitada ou que somos confrontados com algo exclusivo, faz com que o cliente sinta a necessidade de comprá-lo imediatamente.

 

 

Gerenciamento de preços

Uma realidade é que a dor é ativada com o preço. Portanto, é aconselhável expressar o preço de maneira mais sutil, comunicar formas de pagamento e parcelamento pode ser uma boa alternativa, para quebrar a resistência do cliente para comprar seu produto. 

 

Embora algumas vezes utilizado de maneira errônea, o neuromarketing tem sido amplamente utilizado por empresas do calibre do Google, CBS e A&E em seus esforços de marketing, buscando sempre satisfazer seus clientes de maneiras inovadoras, alcançando não apenas um consumo, mas uma permanência e uma identidade genuína para a marca. 

Recentemente o neuromarketing passou a ser usado também em campanhas de marketing político, para obter votos ou ações sociais.

 

 

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