Imagine que você resolva assistir aquele novo episódio de sua série favorita, mas antes de começar a ver você é surpreendido com um anúncio de um produto ou serviço. Imaginou?

Ruim né 🙁

Acredito que você não quis ver esse anúncio, por mais relevante que tenha sito essa experiência ela ocorreu sem o seu consentimento, e é exatamente disso que se trata o Marketing de Permissão, Marketing de Permissão nada mais é do que o envio de informações e materiais de publicidade com a sua permissão!

 

Como surgiu o Marketing de Permissão?

O Marketing de Permissão surgiu em 1999 em um livro chamado: “Marketing de Permissão: transformando estranhos em amigos, e amigos em clientes”, escrito por um dos maiores nomes do marketing: Seth Godin.

O conceito é bem simples, se baseia em um conjunto de ações de comunicação e marketing direcionadas a um público-alvo, mas com a sua autorização!

Seu objetivo é conquistar o consentimento dos consumidores para, então, enviar mensagens e estabelecer assim uma relação mais próxima com eles.

Seth Godin viu no marketing de permissão uma grande oportunidade para as empresas, pois ao respeitarem o espaço do seu consumidor, as mesmas tornariam suas estratégias de marketing menos dispersas e mais produtivas.

Benefícios do Marketing de Permissão

Apesar do conceito do Marketing de Permissão não ser novo, muitas empresas ainda não se utilizam disso, e assim não conhecem suas reais vantagens.

Saiba que existem bons motivos para adotar essa prática, entre eles estão:\

Maior credibilidade para a marca

Ao respeitar a privacidade de seu cliente as empresas passam a impressão de que realmente se preocupam com ele, ao apostar no consentimento do cliente para iniciar um dialogo a empresa faz com que sua imagem não seja vista só como mais uma, que quer empurrar seus anúncios e ofertas.

Novas vendas e negócios

Uma vez que há o consentimento de seus clientes no envio de e-mails informativos e propagandas, suas campanhas passam a ser bem direcionadas, pois somente são enviadas para as pessoas que realmente tem interesse no assunto ou propaganda.

Além do que é natural que ao respeitar os seus clientes as campanhas de e-mail marketing apresentem melhores resultados.

Economia maior

Outra grande vantagem é a economia, afinal é muito mais assertivo e barato realizar campanhas para pessoas que tem interesse no que você oferece assim suas mensagens se tornam menos dispersas.

Afinal fazer e-mail marketing é bem mais barato do que veicular um anúncio na TV.

Marketing de Permissão como fazer?

Fazer marketing de permissão é muito simples, o primeiro passo é investir em conteúdo relevante para atrair e despertar o interesse das pessoas.

O segundo passo se trata do SEO, isto é, configurar corretamente as páginas do seu blog para que apareçam nos motores de busca.

Por fim, você deve oferecer um meio para Opt-out, isto é, permitir as pessoas se cadastrar em sua lista de newsletter, para receber seus artigos e propagandas por e-mail.

Mas lembre-se, ofereça a elas a opção de descadastramento, afinal, ninguém gosta de ficar recebendo emails que não quer mais!

Conclusão

Como você pode ver a chave para o sucesso do marketing de permissão está na reciprocidade entre a empresa e seus clientes, pois ao respeitar a privacidade do seu cliente a empresa demonstra sua consideração, fortalecendo assim seus vínculos e criando um ambiente propicio para futuros negócios.

Posted on