Uma dúvida recorrente para quase todos os empreendedores digitais que oferecem seus produtos ou serviços é a respeito do envio de e-mails, pois com o surgimento cada vez mais frequente de redes sociais, será que ainda existe alguma vantagem nesta estratégia?

Infelizmente esse questionamento acontece pelo mau uso da ferramenta, contudo quem pensa que o email marketing está fadado a desaparecer precisa rever seus conceitos, pois a surpresa é que esta estratégia ainda funciona, está em alta, e seu envio pode trazer bons resultados.

Isto é o que aponta uma pesquisa realizada pela consultoria McKinsey & Company, mostrando que uma campanha por meio deste canal tem uma eficácia 40 vezes maior que à somatória do Twitter, Facebook e Google+, três das principais redes sociais do mundo.

Boas razões para E-mail Marketing

Além de sua eficácia há ainda outros bons motivos para utilização do e-mail marketing, são eles:

Alto volume de usuários

O número de pessoas que usam e-mail é cerca de três vezes o total de usuários do Facebook, isso fica claro quando lembramos que um endereço de e-mail é necessário para várias atividades on-line.

Mensurar resultados

Outro aspecto importante do e-mail marketing é que através do seu uso é possível mensurar sua performance, de um jeito bem detalhado, ferramentas como MailChimp permitem ver quem abriu seu e-mail e em quais links clicou, além de determinar quem comprou de você ou não.

Controle total

O e-mail é um dos poucos canais de comunicação da sua empresa que pertence exclusivamente a ela, assim todo seu conteúdo é controlado por você, o que nem sempre acontece nas plataformas de mídias sociais.

ROI superior

Segundo estatísticas a cada 1 real investido, estima-se um retorno de 44,25 reais, permanecendo assim como uma das estratégias que mais traz retorno, mesmo com novos canais de comunicação surgindo todos os dias.

E-mail Marketing versus Spam

Como vimos até agora apesar da eficácia comprovada da estratégia de e-mail marketing, ainda existe uma grande resistência em sua utilização, pois infelizmente ao longo dos anos muitas pessoas e empresas a utilizam como Spam, que nada mais é do que empurrar algo que as pessoas não querem, ou não pediram para receber.

Se você utiliza esta técnica, de comprar listas de e-mails para envio, tome cuidado, saiba que além do retorno ser baixíssimo, e do risco de ver seus e-mails barrados pelos principais provedores, você ainda terá inúmeras pessoas zangadas com a sua empresa, o que no longo prazo pode significar um grande prejuízo financeiro para você.

Tenha sempre em mente que o e-mail marketing funciona quando ancorado com um conjunto de estratégias de Marketing Digital, por exemplo: ao criar artigos relevantes ou e-books, séria interessante dar uma opção as pessoas de cadastrarem seus e-mails para receber seus textos.

E-mail Marketing em Números

Até agora vimos boas razões para o uso de e-mail marketing, além daquilo que não deve ser feito, mas para termos noção de quanto o e-mail marketing ainda é uma importante estratégia de Marketing Digital segue alguns números bem interessantes:

 

  • 92% dos usuários na internet tem ao menos uma conta de e-mail;

  • 72% conferem sua caixa de e-mails todos os dias;

  • Existem mais de 3.5 bilhões de contas de e-mail;

  • Clientes que recebem e-mails tem um gasto 83% maior do que clientes não cadastrados;

  • 4000% foi o ROI (retorno sobre investimento) em 2012;

  • 44% das pessoas ao receber e-mails promocionais realizaram ao menos uma compra;

  • A cada 1 real investido, estima-se um retorno de 44,25 reais;

Conclusão

Como vimos neste artigo, apesar do mau uso por alguns o e-mail marketing continua sendo uma estratégia excelente para divulgação de empresas.

Além de ser uma poderosa no relacionamento com o seu cliente, contribuindo para fazer novos negócios e aumentar a lucratividade de sua empresa.

Posted on