A cada dia a competitividade na Web fica maior já não basta mais ter um site, é preciso um bom planejamento estratégico para atrair e fidelizar clientes.
Assim um dos itens mais relevantes quando se pensa em estratégias de marketing digital sem dúvida nenhuma é o conteúdo relevante, de fato, o conteúdo representa uma das estratégias mais assertivas na geração de relacionamentos com o seu público-alvo.
O que é conteúdo relevante?
Conteúdo relevante é uma maneira sutil de atingir os anseios e necessidades do seu público alvo sem forçar as vendas, a essência está em produzir algo que seja útil e informativo e que agregue valor.
Basicamente, este conteúdo deve ser postado em blogs, compartilhado nas redes sociais, ou utilizado na divulgação de e-books, etc.
Pois assim como você seu cliente potencial também realiza buscas no Google ou em outras ferramentas, e pode estar à procura de soluções que vão de encontro ao seu negócio, e tende a encontrar sua empresa através do que você publica.
Dessa maneira, usar o conteúdo para atrair novos clientes é uma excelente ação, porém, esse conteúdo deve ser de qualidade e obviamente, ser de real interesse de seu público-alvo.
Como criar um conteúdo relevante
Agora que entendemos a importância do Marketing de Conteúdo, seguem algumas dicas do que levar em conta na hora de criar conteúdo para seu público alvo:
-
Tenha cadência nas postagens, descubra qual e a periodicidade ideal para o seu negócio, levando em consideração o seu tamanho, a concorrência e a equipe disponível;
-
Planeje suas pautas, escolha temas relevantes a seu negócio, que sejam realmente uteis ao seu público;
-
Lembre-se do Google, é importante seguir boas práticas de SEO para que suas publicações fiquem bem posicionadas. Afinal seu conteúdo precisa ser encontrado pelo seu público;
-
Estrutura do texto, escrever para web é diferente de escrever um livro ou artigo no jornal, assim evite blocos de texto muito grandes, sem nenhum descanso para os olhos, pois costumam causar desconforto para o usuário que logo abandonara a leitura.
Marketing de conteúdo nas empresas
Ao longo dos anos a criação de conteúdo relevante vem garantindo espaço no mercado brasileiro, mas apesar disso o percentual das empresas que utilizam esta metodologia é baixo.
Segundo pesquisa da ContentTrends 2016, alguns números demonstram a força do marketing de conteúdo aplicado para as empresas.
-
Empresas que adotaram Marketing de Conteúdo geraram 4x mais visitas e 5x mais Leads;
-
Empresas ao publicar conteúdo em blogs têm 3,7x mais visitas;
-
Ao publicar mais de 12 conteúdos por mês empresas geraram o dobro de tráfego em seu site;
Além disso, 60% das pessoas passam a ter mais confiança numa marca depois de ler conteúdos estratégicos produzidos por ela, e 78% dos consumidores acreditam que empresas que investem em conteúdo constroem bons relacionamentos com os seus clientes.
Conclusão
Como vimos o Marketing de Conteúdo veio para ficar, se você ainda não o utiliza em suas estratégias você está perdendo tempo. Afinal as pessoas querem mais do que consumir produtos, querem empresas responsáveis, verdadeiras e que transmitam confiança em suas relações.