Apesar do Marketing não ser nenhuma novidade ainda existem muitas pessoas que não entendem a diferença entre Marketing Tradicional e Marketing Digital, assim antes de qualquer coisa é importante entender o que é Marketing?
“Marketing é um conjunto de atividades orientado a entender e atender as necessidades do cliente.”
Como podemos ver o Marketing é responsável por elaborar estratégias de vendas levando em conta o público alvo, recursos e limitações da empresa, agora sabendo disso já podemos entender as diferenças entre marketing tradicional e digital.
Diferenças
-
No Marketing Digital o cliente é atraído naturalmente, a partir do interesse no conteúdo que você produz, já no Marketing tradicional (Outbound marketing), a empresa vai até o cliente e tenta convencê-lo, sejam através de visitas, propagandas (rádio/TV/panfletos, etc..) ou promoções.
-
No Marketing Tradicional todas as ações são muito bem definidas e estudadas antes de serem colocadas em prática já no Marketing Digital as ações são feitas com base na reação do público, isto é, como ele interage com determinadas publicações, emails, vídeos etc..
-
No Marketing Digital as ações levam em conta o que público alvo diz enquanto no Marketing Tradicional as marcas falam de si por meio de anúncios, campanhas e ações junto aos clientes, mas não há muito espaço para ouvir o público a não ser pelos Serviços de Atendimento aos Consumidores (SACs).
-
No Marketing Tradicional é muito comum campanhas de longo prazo que não mudam e enquanto no Marketing Digital as campanhas mudam conforme as reações do público alvo.
-
Enquanto no Marketing Tradicional as ações geralmente atingem um público muito amplo que muitas vezes não está interessada no produto ou serviço, no Marketing digital existe a possibilidade de segmentar as campanhas ou ações, em outras palavras, sua propaganda é vista por quem tem interesse neste tipo de produto ou serviço.
-
Outra diferença esta na linguagem, ao trabalhar com o Marketing Digital a linguagem de comunicação com seus clientes é menos formal do que no Marketing Tradicional.
-
Em relação ao custo o Marketing Digital oferece uma excelente oportunidade para todas as empresas, mas em especial para as micro e pequenas empresas, que podem competir de igual para igual com grandes empresas.
Alcance Digital no Brasil
Bem agora que você entendeu as diferenças entre Marketing Digital e Marketing Tradicional, segue algumas informações mais detalhadas sobre o alcance impressionante do Marketing Digital no Brasil.
Em 2014 o número de usuários ativos da internet atingiu números impressionantes: 60,7 milhões em março, de acordo com o Ibope, contabilizando todas as pessoas que tem algum tipo de acesso à internet (de casa, no trabalho, pelo smartphone ou em pontos públicos), o Ibope chegou a 84,6 milhões.
Enquanto isso grandes empresas já estão diminuindo suas equipes e migrando para o ambiente digital, para competir com os grandes portais online.
Menores custos grandes resultados
Por fim, diferentemente das campanhas no rádio, televisão, outdoor que costumam ser bem mais caras, nas campanhas digitais é possível personalizar o orçamento de acordo com as metas e estratégias de sua empresa.
Essa flexibilidade permite principalmente que sejam adotas estratégias que melhor se adaptam ao seu orçamento.
(fonte: webmundo.net)