Com a popularização da Internet muitas pessoas tiveram acesso há um vasto mundo interativo de troca de informações, vídeos, redes sociais além de buscas por produtos e serviços.

Este crescimento não passou despercebido pelas empresas, que passaram a adotar cada vez o universo online como meio para interação e venda de seus produtos e serviços para seus clientes.

Com isso o Marketing Digital até então pouco conhecido se tornou um fator determinante de sucesso para muitas empresas devido em grande parte a sua abrangência e poder de conversão.

Mas infelizmente nem tudo são flores, com o crescimento da Internet e dos negócios online, vimos surgir também uma série de mentiras ou meia verdades sobre o marketing digital.

E o impacto disso é a redução das chances de muitas empresas chegarem ao sucesso limitando a sua trajetória.

Isso acontece porque muitos veem o segmento apenas como uma grande “oportunidade” de mercado, mas não buscam entendê-lo, passam apenas a aproveitar o baixo grau de conhecimento das pessoas sobre o assunto, propagando informações falsas a fim de obter algum tipo de benefício ou lucro em cima daquelas pessoas.

Por isso, seguem algumas destas mentiras habituais que você deve tomar cuidado para não cair.

 

Dinheiro Fácil pelo Marketing Digital

Quem não quer com pouquíssimo esforço ganhar dinheiro? Tudo mundo né.

Pois é.

Infelizmente essa é uma das maiores mentiras utilizadas, principalmente, porque é quase impossível não parar para prestar atenção nesta propaganda.

Geralmente esse papo furado vem acompanhado do famoso ‘curso’ para que você ‘APRENDA’ como e em um poucos dias, ganhar dinheiro fácil pela internet.

Contudo, o Marketing digital assim como qualquer outra profissão envolve estudo, dedicação, esforço e tempo para capacitar o profissional, afinal ninguém (honestamente) fica rico do dia pra noite.

Por isso , suspeite de anúncios quem dizem coisas assim:

  • Investi pouco no Google e fiquei rico…

  • Investi apenas alguns reais no Facebook e em pouco tempo estava milionário.

 

LEMBRE-SE “O Marketing Digital quando feito por profissionais sérios é um meio para que a sua empresa alcance seu público alvo, aumentando o seu faturamento, mas assim como um negócio offline não existe mágica, apenas, trabalho!”.

 

Pouco esforço grandes resultados!

Bom você já deve ter percebido que dinheiro fácil não existe,  seja online ou offline nenhum negócio prospera sem esforço, disciplina e muito, muito trabalho!

Assim, tome cuidado quando algumas pessoas ressoarem o mantra do pouco esforço, grandes resultados.

Aqui vale sempre a máxima, o único lugar aonde o sucesso vem antes do trabalho e no dicionário, na Internet é a mesma coisa!

É fácil entender porque essa mentira é tão aceita, afinal quem não  quer ter mais tempo e trabalhar menos?

Enfim, se você ouvir que trabalhar com Marketing Digital é ter pouco trabalho, horários extremamente flexíveis, esqueça!

Trabalhar com Marketing Digital é algo bastante complexo, afinal são várias as etapas para se chegar ao objetivo traçado.

O trabalho vai desde analisar, criar multicanais, avaliar métricas, estudar o público alvo, comportamento, tendências, dor, desejo, necessidade, etc..

Além disso, o Marketing Digital exige estudo (isso deveria ser meio obvio), pois como esse mercado está em constante evolução, ele se atualiza quase que diariamente, exigindo que você esteja atento às novidades, materiais, cursos e eventos.

 

Resultados rápidos

 

Infelizmente, a Internet possui os ‘pseudos gurus’, você certamente já deve ter visto ou conhecido algum, são aquelas pessoas extremamente altruístas, que hoje tem muito dinheiro e resolveram compartilhar o seu conhecimento com você, claro através de um curso, por aquele preço baratinho!

 

Vale aqui uma importante ressalva, existem muito bons profissionais, que realmente possuem excelentes cursos, que ajudam muitas pessoas, a grande diferença neste caso são que eles não prometem coisas absurdas.

 

 

 

 Marketing Digital é pensando para o médio e longo prazo, por isso, olhar as possibilidades do setor lhe deixará mais próximo da realidade e das chances de ser uma referência de sucesso.

 

Ou em outras palavras, o Marketing Digital no Brasil ainda é muito pequeno se comparado há outros países, por isso, existe muitas possibilidades de crescimento, mas o resultado não é milagroso, e não é de um dia para o outro.

Você pode estar pensando, então é impossível ter resultados rápidos, e todo mundo que diz isso está mentindo?

Não, nem todos mentem…

Como disse anteriormente existem exceções, profissionais que cresceram muito e obtiveram resultados espetaculares em pouco tempo, mas  para a grande maioria isso é algo raro de se acontecer.

Afinal, qualquer negócio independente do seu tamanho, leva tempo, dedicação, e trabalho, até que se forme algo sólido e comece a ser rentável.

  

Ganhar Dinheiro Sem Ter Chefe

 

Outra grande mentira muito utilizada!

Mesmo trabalhando em casa, você precisa de um chefe.

Mesmo que você não seja gerenciado por um terceiro, deve ser “chefiado” por si mesmo.

E isso exige que você coloque em prática um conceito muito importante: disciplina. Aliás, disciplina, rotina e organização são as palavras mágicas para qualquer negócio dar certo.

Então, não caia na armadilha de achar que vai trabalhar sem ter chefe.

Pois quando não for você seu próprio chefe, será o seu consumidor.

O grande diferencial de empreender com marketing digital está em gerar ativo para si mesmo, e não para outros. Essa é uma grande motivação para começar a investir nisso, mas não deve ser o único quesito, é claro.

Posted on