Sem dúvida, a atual pandemia está mudando a maneira como fazemos negócios. 

No entanto, novos tempos trazem a tona novos desafios e oportunidades. Por esses motivos, empresários e empreendedores buscam maneiras de mitigar o impacto econômico que está acontecendo e adaptar a maneira seus negócios para estes novos tempos.

E para isso, muitos têm usado o marketing digital como um recurso confiável em meio à pandemia. Segundo estatísticas 89% das empresas já possuem alguma estratégia voltada para ações digitais.

Por isso, confira o que você precisa saber para adaptar suas estratégias de marketing digital ao atual cenário. 

 

Cortes drásticos não são tão eficientes quanto você imagina!

 

Atualmente, muitas pequenas empresas estão enfrentando uma queda na demanda por produtos ou serviços resultantes do impacto da COVID-19. 

Em alguns setores esta queda foi enorme, provocando inúmeros cortes, inclusive de Marketing.

No entanto,  estudos de recessões  anteriores mostraram que essa tática nem sempre é eficaz. Os gastos reduzidos geralmente podem resultar na perda de negócios. 

À medida que a disponibilidade de seus produtos e serviços diminui, o interesse do cliente e a conscientização pública da sua marca também diminuem. 

Desta maneira, as grandes corporações já possuem estruturas e financiamento para varrer as lacunas do mercado deixadas pelo gradual "retrocesso" das empresas menores em todos os tipos de gastos. 

Portanto, mesmo que você esteja cortando custos com a intenção de diminuir o seu gasto e capacidade operacional, pode haver mais a perder durante esse período do que a austeridade que você imagina. 

Cortes drásticos no marketing provavelmente afundarão sua demanda a tal ponto que você poderá ter dificuldades para salvá-la totalmente da próxima recessão. 

 

Ao invés disso, convém procurar métodos de marketing mais econômicos durante esse período, mas não deixar de divulgar seus negócios no digital.

E é nesse sentindo que o Marketing digital pode ser muito mais barato que o marketing tradicional, afinal publicidade impressa e a publicidade digital em outdoor perderam uma parte significativa de seu apelo; em vez disso, o fornecimento de conteúdo atraente em mídia social pode ajudar a atrair novos clientes por uma fração do custo. 

Afinal, com o aumento do uso da internet, seja para reuniões de trabalho, home Office, estudos, lazer entre outras, o uso da mídia social provavelmente também aumentará, o que pode ser uma oportunidade para empresas com forte conteúdo de marketing ganhar nova atenção. 

 

 

 

 

(Gráfico do aumento do interesse de busca dos brasileiros nas redes sociais YouTube, Facebook,
Instagram e Twitter, a partir de pesquisas do Google.
Dados de 29/01/2020 a 25/04/2020, extraídos da ferramenta Google Trends,
do próprio Google, que apresenta o volume de pesquisa de termos
no Google em determinado período de tempo)

 

 

O tráfego orgânico não cresce necessariamente com o aumento do uso da Internet

 

Mesmo com o atual aumento no uso da Internet, muitas empresas estão passando por um baixo tráfego orgânico em seus sites. 

Isso acontece em grande pare porque o uso da Internet pelo público em geral não garante que seus interesses de navegação na web abranjam todos os setores econômicos; assim sites mais populares tendem a ter a maioria dos acessos. 

Assim, ao invés de competir com essas plataformas pela atenção do seu público, aproveite o aumento do tráfego para chamar a atenção de mais pessoas.

Procure investir em publicidade nas mídias sociais, plataformas como Facebook, Google, Instagram e YouTube permitirão que você comercialize seu produto/serviço para uma base de clientes com maior probabilidade de se interessar por eles. 

 

Você também pode utilizar outros métodos para maximizar o aumento do tráfego em seu site, tais como:

 

• A criação de conteúdo SEO perspicaz e relevante

• A criação de campanhas promocionais de mídia social 

• O uso de recursos de vídeo "ao vivo" (encontrados no Facebook, Instagram e YouTube) para uma interação do cliente com o provedor de serviços

• O uso de hashtags para competições e brindes 

• Atendimento ao cliente acessível através da caixa de entrada de mídia social 

 

 

A qualidade importa mais do que nunca

 

Com a pandemia está havendo também um aumento na publicação de conteúdo digital. Afinal com mais tempo para realizar pesquisas e uma crescente necessidade de diversificar o marketing, mais empresas se esforçam para produzir conteúdo interessante para seus públicos. 

Por isso, se você estiver procurando por opções mais acessíveis, considere contratar redatores profissionais para criar um conteúdo escrito exclusivo para o seu site. 

Blogs são incrivelmente compatíveis com mídias sociais, através das quais os links podem ser compartilhados e o conteúdo pode ser dissecado, atraindo mais pessoas para o seu site, e consequentemente para o seu negócio. 

Assim quanto mais envolvente, informativo, instrutivo e único for o seu conteúdo, maior são as probabilidades de ele ser vinculado por meio de plataformas de mídia social. 

Lembre-se de que o aumento da publicação de conteúdo significa também mais competição por suas postagens; portanto, você precisará garantir que seu material seja de primeira qualidade. 

Incentive o compartilhamento do seu conteúdo incorporando widgets de compartilhamento de mídia social na parte inferior de todas as postagens do seu blog.

 

Sobreviver não é impossível

 

Pode ser fácil desesperar-se, observando sua demanda encolher e a economia não mostra sinais imediatos de recuperação.

No entanto, uma hora a atividade comercial terá que voltar a normalidade até lá empresas que conseguirem manter sua base de clientes engajada e interessadas serão as primeiras a experimentar crescimento. 

 

Segundo Warren Buffet, é crucial “ter medo quando os outros são gananciosos e gananciosos quando os outros têm medo;” um momento de instabilidade econômica é potencialmente sua oportunidade de tirar proveito da relutância de seus concorrentes em gastar. 

 

Enquanto seus concorrentes cortam os investimentos em marketing, você pode conquistar novos clientes mantendo seus esforços consistentes. 

Afinal, ao adaptar suas estratégias de marketing digital às mudanças no comportamento, expectativas e necessidades de seus clientes, seus negócios têm uma boa chance de sobreviver à tempestade COVID-19.

 

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