Que o Marketing Digital chegou para revolucionar a maneira como empresas e clientes se relacionam não há dúvidas, seja através das novas tecnologias que estão surgindo a cada dia ou de novas técnicas de publicidade digital em tempo real.

Mas o fato é manter-se à frente exige estar atento ao que está por vir para seguir os passos certos e levar sua empresa aonde ela precisa.

A seguir estão algumas tendências importantes que certamente impactarão o mundo do Marketing Digital em 2019.

Buscas por Voz

Até 2020 a ComScore estima que metade de todas as consultas de pesquisa serão baseadas em voz. Espera-se assim que esta tecnologia de reconhecimento de voz cresça cada vez mais, impactando os consumidores que terão ao seu dispor a conveniência da busca inteligente por voz de braços abertos.

Por enquanto, a maioria das pesquisas por voz é feita em aplicativos móveis, mais precisamente quando as pessoas estão com as mãos cheias ou quando estão dirigindo, mas a tendência é que esta nova forma de fazer buscas cresça e acabe se incorporada também nos e-commerces.

 

Vídeos cada vez mais relevantes

Como falando ano passado cada vez mais os vídeos vêm tomando uma posição de destaque no Marketing Online, segundo o Washington Post os vídeos representariam 80% de todo o tráfego da Internet até 2019

Isso tem sua razão de ser, já que a atenção média das pessoas é curta e assim sendo a maioria prefere assistir a um vídeo, a ler uma postagem no blog.

Percebendo isso, muitas marcas vêm investindo em vídeos em suas campanhas online.

Quando bem feito, o marketing feito através de vídeos produzem resultados surpreendentes. 

Só para se ter uma ideia disso, de acordo com a HubSpot simplesmente adicionar um vídeo a um e-mail aumenta a taxa de cliques em impressionantes 200% a 300%, além disso, colocar um em uma landing page aumenta a taxa de conversão em 80%.

Por isso, ao longo do próximo ano os vídeos continuarão a chamar atenção, contudo o verdadeiro diferencial para atrair e engajar mais pessoas será a originalidade. 

 

Uso de Realidades virtual e aumentada

É previsto para o próximo ano um crescimento no mercado de realidade aumentada por causa de sua capacidade de transformar a maneira das pessoas interagirem com o mundo real versus digital. 

Hoje em dia, não basta apenas tirar boas fotos e enviar para o cliente aprovar, o profissional de fotografia moderno precisa fazer toda a gestão juntamente com o amadurecimento do hardware de RA.

Relatórios da Digi-Capital da ABI Research estimam que o mercado atinja entre US$ 24 e US$ 83 bilhões até 2021, com isso a realidade aumentada (AR) que já teve grande destaque neste ano vem ainda mais forte em 2019. 

Apps de decoração e arquitetura e jogos como Pokemón GO já utilizam esta tecnologia, além disso, a Realidade Aumentada deve se tornar cada vez mais presente nas estratégicas de Marketing Digital.

 

Marketing Digital mais criativo

É fato que os consumidores atuais são muito mais resistentes à publicidade, prova disso é o aumento de bloqueadores de anúncios, o que tornou cada vez mais difícil para as empresas enviarem suas mensagens.

Por isso, se as empresas quiserem alcançar novos consumidores em 2019, terão que trabalhar para que seus anúncios se misturem mais naturalmente aos seus conteúdos.

Anúncios nativos fornecem uma pausa necessária em relação a técnicas inovadoras, como anúncios de banner. 

Afinal enquanto a maioria dos anúncios aparece como um banner ou caixa no topo ou lateral de um site (ou acima das suas buscas do Google), os anúncios nativos aparecem no conteúdo em si.

Apesar dos consumidores se tornarem mais exigentes, os anúncios nativos estão se tornando um componente essencial de várias marcas importantes, incluindo Airbnb, Lexus e Visa.

 

Anúncios Pagos

Em 2018, vimos o crescimento da publicidade programática. 

Esta tecnologia que antes era reservada apenas para a compra de mídia é prevista para responder por dois terços da publicidade em telas digitais do mundo até 2019. 

Assim compradores e vendedores estão investindo cada vez mais pesado na compra automatizada de anúncios, e pelo jeito continuarão a fazê-lo.

A tendência devido à concorrência cada vez maior, é que em 2019 muito mais empresas façam uso de anúncios pagos para divulgarem seus produtos e serviços. 

 

Inteligência artificial

Se em 2018 foi o ano em que as marcas começaram a experimentar aplicações de inteligência artificial (AI), para 2019 se espera o crescimento destas tecnologias.

Espera-se que em 2019, a Inteligência Artificial levará o marketing centrado no cliente a um novo nível. 

Assim cada vez mais profissionais de marketing devem analisar como usar a AI como forma de entender o conteúdo que um consumidor está consumindo, seja através de conteúdo gerado por marketing, suporte ou documentos técnicos, que permitirá assim uma experiência mais personalizada e alta satisfação do cliente.

 

2019, logo ai..

Como você viu o futuro para o Marketing Digital em 2019 promete, desde realidades virtuais, pesquisas de voz, ou mais vídeos. 

Agora o certo mesmo, e que com estas novas tecnologias as marcas terão mais facilidade para serem autênticas e receptivas às necessidades de seus clientes.

Por isso à medida que as empresas se familiarizem com a inteligência artificial, elas proporcionarão experiências cada vez melhores para seus clientes. 

 

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