O principal objetivo de qualquer site é atrair o maior número possível de visitantes e mantê-los sempre ativos. 

Como resultado disso, a maioria costuma incluir várias funcionalidades e recursos.

O que a maioria das pessoas se esquece, no entanto, é que entre seus clientes está um grande número de pessoas com necessidades especiais.

Desta maneira, a acessibilidade em sites geralmente fica no banco de trás ou, na maioria dos casos, é totalmente esquecida na hora de otimizar o site.

No entanto, em um mundo cada vez mais digitalizado, a acessibilidade é fundamental para o sucesso de qualquer negócio. Afinal além de atrair mais clientes também melhorará o desempenho do seu site nos mecanismos de busca.

 

Experiência Aprimorada

Um dos principais benefícios de um site que seja acessível é uma melhor experiência geral do usuário (UX). 

Ao tornar seu site fácil de usar para pessoas com necessidades especiais você precisa adicionar recursos de acessibilidade, como navegação por teclado, pesquisa por voz, aumentar a legibilidade do conteúdo, transcrições de vídeo e descrições precisas de tags alt, entre outros. 

Contudo, todos esses fatores também ajudam a melhorar o fluxo do site, o que ajuda a todos, não apenas aos usuários desativados.

Por exemplo, utilizar legendas em vídeos permite que os usuários assistam sem ativar o volume, o que beneficia todos os usuários. 

Segundo um relatório recente, apenas 12% das pessoas assiste a vídeos do Instapage com o som ativado.

 

O relatório também afirma que o alcance médio do vídeo com legendas é 16% maior que o sem e os cliques no CTA caem 26% quando as legendas são removidas.

Além disso, um layout projetado para leitores com a tela em tamanhos de fonte grande facilita a leitura de seu conteúdo por todos. Como resultado, é provável que a taxa de rejeição do seu site diminua depois de fazer essas alterações.

 

Mecanismo de pesquisa

Poucos sabem, mas os mecanismos de pesquisa são muito parecidos com os usuários surdos e cegos. Eles não podem ouvir ou assistir a vídeos. No entanto, eles indexam texto. Como resultado, vídeos com legendas permitem que os mecanismos de pesquisa descubram e indexem seu conteúdo multimídia facilmente.

Outro ponto a se pensar, e a utilização de semântica ao código do site em novas versões HTML. A semântica ajuda os mecanismos de pesquisa a entender o que cada componente do seu site faz. 

 

Ao utilizar corretamente a semântica as ferramentas de acessibilidade podem aproveitar os microdados e as tags para comunicar a estrutura e a finalidade do conteúdo em seu site.

 

 

Maior tráfego mais leads

Segundo o  Banco Mundial, 15% (um bilhão) da população mundial tem alguma necessidade especial, enquanto um quinto do total global estimado (110 a 190 milhões de pessoas) experimenta deficiências significativas.

Assim pensar em acessibilidade em seu site ajuda esse grande segmento de potenciais compradores, aumentando significativamente o tráfego e consequentemente os negócios. 

Afinal quanto mais tráfego você tiver, mais leads o que se traduzirá em mais vendas. 

Resumindo, a acessibilidade da Web é boa para os negócios. 

 

Imagem de marca 

Em um mundo cada vez mais digitalizado, marcas sejam locais ou globais precisam estar mais conscientes de sua imagem pública. 

As pessoas estão mais dispostas a se associar a marcas que estão ativamente envolvidas em questões sociais e ambientais. 

Quando uma marca assume uma posição errada em relação a uma questão social,  47% de seus clientes  provavelmente desaparecem. 

Por isso, tornar seu site acessível cria uma imagem positiva. Seu site não apenas atrairá usuários com necessidades especiais, mas também obterá apoio de usuários socialmente conscientes. 

Quanto mais interações positivas esses usuários tiverem com seu site, maior a probabilidade de eles recomendarem sua empresa a seus pares. Existe uma maneira melhor de criar lealdade à marca? 

 

Conclusão

Como você pode ver a acessibilidade não só apenas melhora a experiência do usuário (UX) como também traz benefícios diretos nos mecanismos de busca.

Além disso, mas do que qualquer ganho existe também a satisfação de proporcionar as pessoas à inclusão social, afinal um site pensando para acessível acaba também atendendo a este propósito.

No momento em que atravessamos a pandemia, e mais e mais pessoas estão conectas, faz todo o sentindo pensar em inclusão e acessibilidade.

 

Caso você tenha se interessado pelo assunto, neste blog utilizamos dois componentes para isso, são eles:

VLibras, que é uma ferramenta gratuita que faz a tradução automática da língua Portuguesa para a língua Brasileira de Sinais (Libras).

https://vlibras.gov.br/

Website Voice, que transforma os artigos do site em áudio

https://websitevoice.com/

 

 

Posted on