Com mais de 160 milhões de pequenas empresas no Facebook, o Facebook se tornou uma maneira bastante rápida e fácil de estabelecer uma presença na web e obter informações essenciais online. 

Além disso, com quase três bilhões de usuários ativos diariamente, a plataforma tem um público muito grande e engajado que as marcas podem alcançar com seu conteúdo e se conectar com pessoas que talvez nunca as tenha procurado.

Assim ter uma página de negócios no Facebook é uma parte essencial dos negócios na era digital.

Embora as empresas já tenham a opção de executar chatbots, oferecer promoções de check-in, transmissões ao vivo etc.., o Facebook confirmou que em breve poderá permitir também que as páginas comerciais enviem e-mails de marketing!

 

 

O que se sabe até agora sobre e-mail marketing no Facebook

De maneira semelhante à de outras ferramentas de e-mail, os usuários desta nova funcionalidade deverão confirmar seu próprio endereço de e-mail antes de enviar para seus assinantes (individualmente ou por meio de uma planilha). 

Você também deve confirmar que esses contatos optaram por receber mensagens promocionais da sua marca antes de continuar.

A partir daí, os usuários podem redigir sua mensagem, personalizando a linha de assunto, os cabeçalhos e a cópia do corpo. No entanto, ainda não está claro as opções sobre o design dos emails. 

 

Segundo o próprio Facebook

“Estamos testando novas ferramentas de marketing por e-mail com um pequeno número de empresas para ajudá-los a notificar com mais eficiência seus clientes sobre alterações em seus serviços e operações. 

Estamos avaliando se essas ferramentas são benéficas para pessoas e empresas antes de decidirmos expandi-las ainda mais. ”

 

Mas o que isso significa para as empresas?

Simplificando, se essa funcionalidade for lançada ao público em geral, o marketing omnichannel estará mais acessível do que nunca. 

 

 

Embora existam ferramentas gratuitas de marketing por e-mail (como por exemplo:  HubSpot , MailChimp e até Zoho ), o aprendizado de uma nova ferramenta e plataforma pode ser intimidador e trabalhoso, especialmente para operações menores que já são muito difíceis.

Assim com a adição de envio de e-mail as páginas de negócios do Facebook estariam dando um grande passo a frente, sendo uma ferramenta e plataforma de marketing mais abrangente e, consequentemente, se tornando um grande concorrente para plataformas maiores e pagas. 

Também se estenderia o alcance do Facebook fora de seu próprio site. 

Até agora, o alcance externo da plataforma era limitado a pixels nos sites da marca que permitem redirecionar novamente para a rede social. 

É claro que isso também traz muitas preocupações sobre privacidade e dados pessoais que ainda precisam ser levantadas, mas até que o recurso esteja disponível, talvez tenhamos que esperar para que essas preocupações sejam resolvidas.

Caso você deseje ver se sua página está no grupo de teste para envio de emails: navegue até o menu suspenso no lado direito da tela do Facebook, clique em "gerenciar páginas" e selecione a página comercial que você quer gerenciar. 

A partir daí, clique em "ver tudo nas configurações da empresa", a página será recarregada e, se você tiver o recurso, ele será revelado na barra lateral esquerda. 

Posted on