Pela primeira vez na história, o uso das plataformas de mídia alterou significativamente a maneira como as eleições foram realizadas no Brasil.
Muitos partidos que antes apenas se dedicavam às mídias tradicionais para divulgação, passaram a utilizar as plataformas digitais.

Desta maneira, estas eleições evidenciaram o poder das novas mídias digitais na formação de opinião da sociedade, um exemplo claro disso foi de partidos e políticos que optaram pelas mídias tradicionais, mas que não conseguiram o impacto necessário para suas campanhas eleitorais.
“Tornou-se agora lugar comum algo que há tempos apontávamos neste espaço: o vencedor do pleito federal seria aquele que melhor operasse as redes sociais e sintetizasse temas nacionais no processo político”
Marco Aurélio Ruediger
Talvez, você deva estar se perguntando agora, o que isso tem a ver com o Marketing Digital?
Bem, tudo eu diria!
Por alguns motivos, entre eles:
As pessoas mudaram
Como vimos essa foi à primeira eleição a evidenciar que a grande parte da população atualmente, quando busca por informações e consequentemente formação de opinião, o faz utilizando as mídias digitais.
Desta maneira, podemos supor também que para comprar produtos, ou tomar conhecimento de novas empresas e soluções, este consumidor também o faz via mídias digitais.
Sendo assim, ao investir apenas nas mídias tradicionais a empresa pode estar perdendo uma grande oportunidade de crescimento, e o pior, sendo ultrapassada pelos seus concorrentes.
Fake /True News
Muito se falou das notícias falsas ou verdadeiras (em alguns casos) que foram divulgadas nas mídias digitais e o impacto delas nas eleições.
Trazendo este assunto para o Marketing Digital, podemos perceber que a velocidade com que as pessoas tomam conhecimento de um assunto ou recebem informações, se tornou extremamente rápido.
Assim, tanto para o bem quanto para o mal, notícias sobre uma empresa tendem a chegar muito mais rápido aos seus clientes.

Por isso, as empresas devem ter cuidado com publicações, campanhas e divulgações nas mídias digitais.
Mudanças durante a campanha
Outro ponto bem interessante foi que muitas campanhas alteraram suas apresentações, vídeos e banners, conforme a reação das pessoas nas mídias digitais, mostrando a importância de estarem atentas às reações boas ou ruins dos eleitores.
Pensando sob o ponto de vista do Marketing Digital, podemos perceber que campanhas realizadas por empresas, devem sempre monitorar em tempo real seus resultados, podendo assim, quando perceberem uma não aceitação, corrigir os rumos da mesma.
Saber contar boas histórias
Nestas eleições vimos como nunca à utilização de histórias e narrativas para criar uma conexão com o público ou “storytelling”, em geral estas histórias representavam alguns medos e desejos das pessoas.
Fazendo um paralelo, empresas que além de informações oferecem uma narrativa interessante, contanto histórias que tenham haver com o que oferecem envolvem mais facilmente seu público alvo.
Entender seu público alvo
Nesta eleição vimos que muitas campanhas tiveram dificuldades em entender o perfil da sociedade atual, isto é, é compreender, seus medos, desejos e frustrações.
Pensando nisso sob a ótica do Marketing digital, podemos perceber que muitas campanhas são feitas sem levar em conta o perfil do público alvo que desejam atingir, e por isso podem não conseguir resultados satisfatórios, dai a necessidade de entender quem são as pessoas a serem impactadas pelas campanhas.
Conclusão
Estas eleições serviram para mostrar que grande parte da sociedade está conectada, assim não pensar em estratégias nas mídias digitais e estar fora de sintonia, e infelizmente longe de seu público alvo.
Além disso, pensar apenas em investir em mídias tradicionais pode representar um erro estratégico muito grande, já que ficou mais do que comprovado o alcance e o poder das mídias digitais na informação da sociedade.