Enfim chegamos ao mês de maio, e com ele também estamos às voltas de um grande desafio, que é adaptar nossos negócios para sobreviver em tempos de coronavírus.

Como você pode ter percebido muitas foram às empresas que começaram a rever seus processos, de modo a digitaliza-lós, isto é, passaram a entender a real importância de estarem digitais, e o quanto isso hoje se mostra um fator essencial para a sobrevivência de cada negócio. 

Contudo, não basta apenas digitalizar o negócio é preciso saber se comunicar online.

Afinal a comunicação nunca foi tão importante como é agora, e como pensar em comunicação sem a fala?

A verdade é que a fala não só permitiu ao homem comunicar-se, mas também evoluir ao longo da história.

 

A importância da Fala

Se há uma coisa que distingue humanos de outros animais, é a nossa capacidade de usar a linguagem.  

Mas quando e por que essa característica evoluiu? 

Um estudo apontou que a arte da conversa pode ter surgido no início da evolução humana, porque tornou mais fácil para os nossos antepassados ensinar uns aos outros como fazer ferramentas de pedra, uma habilidade que foi crucial para o sucesso espetacular de nossa linhagem.

Pesquisadores concluíram que a disseminação bem-sucedida até da mais antiga tecnologia de fabricação de ferramentas conhecida, há mais de dois milhões de anos, exigiria a capacidade de ensino e, muito provavelmente, foi o início da linguagem falada.

A fala permitiu a capacidade de compartilhar rapidamente a habilidade de criar ferramentas para os primeiros seres humanos, esta maior eficiência possibilitou o abate de animais e a proteção da espécie; aplicando isso a seleção natural darwiniana que teria atuado para melhorar gradualmente as habilidades linguísticas primitivas, levaram o homem para as linguagens semanticamente complexas que falamos hoje.

Assim como você pode ver a fala teve um papel fundamental na evolução do homem ao longo da história, contudo, não foi só para evoluir a espécie que a fala foi importante, atualmente ela está sendo um fator de mudança nos sistemas online.

 

O início das Pesquisas por Voz

O primeiro registro do uso da pesquisa por voz na web foi feito pelo Yahoo em 2008, depois disso passando um longo tempo veio o famoso Google Voice Search, em 14 de junho de 2011.

Basicamente o Google Voice Search possibilitava que ao invés de você digitar um termo de pesquisa, bastava clicar no ícone do microfone e falar, para que os resultados da pesquisa aparecessem.

Contudo, o que contribuiu para a popularização e rápido crescimento das pesquisas de voz certamente foram à adoção das mesmas em smarthphones, tais como: Google Now, Siri (Apple), aparelhos como o Alexa on Echo etc...

Além disso, com a popularização o Google passou a investir mais neste tipo de pesquisa, assim em 2015 foi anunciada uma atualização para o Google Now, que é o aplicativo que teria segundo o Google respostas mais rápidas e precisas, analisando também os fonemas e o sotaque dos usuários, além de atualizações que prometiam a mesma efetividade de captação de voz em ambientes com bastante ruído.

 

Crescimento e popularização

Segundo a SearchEngineLand.com atualmente são realizadas mais de um bilhão de pesquisas de voz por semana em todo o mundo. 

Fonte: http://www.thriveanalytics.com/blog/?p=361

 

Para se ter uma ideia da importância das pesquisas por Voz, um estudo feito pela iProspect concluiu que 41% das pesquisas feitas na web no Brasil estão sendo feitas por voz.

E o principal argumento para a utilização da pesquisa por voz é a sua rapidez e praticidade, ainda segundo o estudo a utilização da pesquisa de voz é feita principalmente para: buscar informações comerciais (78%), pegar o contato de restaurantes (75%) e obter orientações geográficas (64%).

Além disso, outros números sugerem o potencial das pesquisas de voz, tais como:

  • O mercado global de dispositivos de busca por voz cresceu 187% no segundo trimestre de 2018. (Canalys)

  • Foi comprovado, que o investimento na otimização para pesquisa por voz vai resultar em melhor reconhecimento de marca, mais compras online e aumento de receita. De fato, um estudo revelou, que um e-commerce otimizado para pesquisa por voz resultou em US $ 1,8 bilhão em receita da Amazon (Forbes)

  • 80% das respostas por pesquisa por voz estão nos três primeiros resultados orgânicos (em celulares Android 72%) (SEMrush) 

  • 27% visitam o site de uma empresa local depois de realizar uma pesquisa por voz (Fluocomunicação)

  • 40% dos adultos usam a pesquisa por voz para celular pelo menos uma vez ao dia (QuoraCreative)

 

Com todos esses números fica impossível não adotar a pesquisa por voz para o seu negócio.

 

A importância da Voz para os negócios digitais

Como você pode ver a Pesquisa de voz tem se tornado extremamente importante nos dias atuais, inclusive o Google em uma das suas últimas atualizações (Panda) passou a entender a Pesquisa de voz como mais um dos critérios para o ranqueamento de websites, através de Featured snippets. 

Os Featured snippets  são cartões com respostas que aparecem logo no topo da página de resultados e, por isso, também são conhecidos como “posição 0 no Google”.

 

 

Mas o que isso tem a ver com as pesquisas por voz?

É simples: certos assistentes por voz e outras soluções leem justamente o featured snippet ou mostram esse conteúdo na tela quando o usuário faz uma determinada pergunta.

Além disso, de acordo com as estimativas do próprio Google até o final de 2020 metade das pesquisas será baseada em voz. 

Isso pode ser verificado pela ampla aceitação do Amazon Echo, do Google Home e similares que aumentaram enormemente nos últimos dois anos, à medida que as residências se tornam mais automatizadas a pesquisa por voz se torna mais refinada. 

Logo, investir na Pesquisa por Voz no seu negócio pode fazer com que o seu website esteja nas primeiras posições do Google.

 

Usabilidade, sempre ela!

A essa altura do campeonato você já deve estar pensando, bem basta apenas ter Featured snippet bem estruturadas que logo estarei nas primeiras colocações, certo?

Não, não estará.

Mas tenha calma, eu te explico o por que!

As pessoas sempre me perguntam quais são os critérios de ranqueamento que o Google utiliza, e olhe existem vários, contudo existe algo que se sobrepõe a todos eles que é a tal da Usabilidade, em termos bem simples Usabilidade é a experiência do usuário.

Afinal de nada adianta você configurar bem suas Featured snippet se seu website é lento e confuso, e é ai que vem uma sacada muito interessante.

As Pesquisas de Voz como você viu não só ajudam no ranqueamento como também ajudam na Usabilidade do seu website. 

Imagine o seguinte cenário, seu site é bem estruturado, você tem um bom conteúdo, e de quebra você também oferece aos seus visitantes ”Pesquisa por Voz”, isto é, você permite que eles busquem o conteúdo do seu site falando ao invés de digitar!

Sabe qual é o efeito disso?

Eu vou te contar, atualmente meu site (https://eduardorubinato.com.br/) oferece seis soluções que vão desde Criação até Divulgação online, mas o que isso tem haver com nossa prosa?

 

Bem, das seis páginas de serviços oferecidos nada menos do que quatro (você leu bem) estão na primeira página do Google, sendo que as outras duas estão nas primeiras três páginas de busca, isso competindo com nada menos que 22 milhões de registros!

 

 

Milagre? Promessa? 

Não, Usabilidade!

Afinal se os critérios do Google fossem mandamentos tenha certeza absoluta que a Usabilidade (experiência do usuário) séria o primeiro mandamento (o mais sagrado deles), assim quanto mais você proporciona ao seu visitante uma boa experiência, no meu caso, colocando a possibilidade de Pesquisas por Voz no website, mais o tio Google fica feliz com você.

E o resultado disso tudo é estar na primeira página contra mais de 22 milhões de registros.

Quer ver na prática?

Acesse https://eduardorubinato.com.br/pesquisa-por-voz é confira, pesquise por agência, endereço, serviços, telefone etc.. 

Legal né :)

 

Mas, e sempre tem um MAS, afinal nem tudo são flores, apesar da implementação desse tipo de pesquisa ser extramente fácil, nem todos os browsers ainda aceitam a pesquisa por voz, entre eles o Safári e o IE (que alias não aceita nada também, o que não deixa de ser novidade).

Mas não fique triste, segundo dados de acesso à internet o browser do Google é usando no mundo por nada menos do que 66,87% das pessoas (no Brasil este número chega a 81,2%), o segundo Firefox 11,4% (que aceita pesquisa por voz), cabendo ao Safári 5,38% e ao IE 4,16% respectivamente. 

Assim, por mais que a tecnologia ainda não seja aceita por todos os browsers vale muito a pena coloca-lá em seu negócio, até porque com a demanda cada vez mais crescente a adoção desta tecnologia certamente vai entrar no radar das outras empresas.

Afinal negar a inovação pode ser o fim de um negócio, vide a Kodak que não nos deixa mentir!

Bem, espero que você tenha gostado deste artigo, no próximo vamos falar sobre Mapas de Calor e como eles podem ajudar você a entender a experiência do seu visitante em seu website.

Até lá.

  

 

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