Se você é adolescente ou conhece algum certamente você já ouviu falar do TikTok! 

O aplicativo, lançado pela empresa chinesa ByteDance em 2016, permite que usuários criem vídeos curtos com diversos recursos.

Originalmente conhecido como Musical.ly, o TikTok entrou no vazio deixado pelo Vine após sua partida prematura em 2017 e vem ganhando a atenção de jovens usuários e empresário, com seu conteúdo curto e altamente envolvente. 

Atualmente mais de 40% dos usuários do aplicativo têm entre 10 e 19 anos, tornando-o um alvo principal para todas as marcas que buscam a atenção indescritível da geração Z.

O TikTok também é atraente porque ainda é, na maioria das vezes, um território inexplorado quando se trata de marketing. 

Desta maneira, com a crescente popularidade do marketing de engajamento, o TikTok é uma oportunidade madura para as empresas anunciarem de uma maneira que não pareça artificial ou genuína.

Como funciona

Como qualquer site de mídia social, você será instantaneamente colocado na lista negra se não souber o que está fazendo ou não seguindo as regras não escritas que acompanham as plataformas sociais. 

Por isso, gaste um tempo conhecendo o aplicativo - crie um perfil, siga usuários populares e crie conteúdo prático até sentir que sabe o que os usuários reais gostam e qual é a cultura da plataforma.

Lembre-se de que a autenticidade é a chave aqui - não tente criar memes se essa não for à vibração da sua empresa. Crie um conteúdo adequado à sua marca e que contribua para seus objetivos específicos. 

 

Tipos de anúncios

Além da produção de conteúdo no app, é possível fazer os anúncios por meio do TikTok Ads. 

O recurso fica disponível por meio de banners, puchs e vídeos publicitários. Os conteúdos aparecerão de forma segmentada, de acordo com as preferências do público (baseando-se na IA, mencionada anteriormente).

O Ads do app promete formatos flexíveis e a possibilidade de criativos mais ousados para contar histórias da marca e inspirar ações com formatos imersivos.

A conta no Ads é criada gratuitamente. 

É preciso preencher os dados e esperar a equipe de suporte entrar em contato para a efetivação do cadastro. 

O recurso permite ajustar o orçamento, iniciar e parar de rodar um anúncio quando se desejar. Além disso, os preços ainda são flexíveis, é possível escolher o modelo de otimização (CPC, CPM e oCPC) e pagar de acordo.

 

Criando conteúdo divertido e acessível

Ao contrário do Instagram, o TikTok rejeita amplamente conteúdo polido e de alta qualidade. Como tal, ganhou a reputação de plataforma casual, onde os usuários se sentem à vontade para se expressar.

"A beleza do TikTok é que é um espaço criativo acessível"

Isso significa que ela vive com um toque peculiar, pois evita produções fortemente comerciais.

Assim deixe o envolvimento ser o seu guia e mergulhe no que é divertido sobre o seu negócio.

 Compreenda claramente a cultura, os valores e a identidade da sua marca, para que o que você crie seja genuíno e fiel à sua marca e evite as diretrizes corporativas típicas.

O TikTok é um centro de idéias criativas, divertidas e às vezes malucas, então tente suavizar o tom da marca e se juntar à comunidade . 

Evite ser excessivamente formal e rígido.

 

Por que você deve participar 

O TikTok é relativamente novo, especialmente para o mundo dos negócios, e, como tal, não é tão saturado quanto o Facebook, Instagram e Twitter. Também é muito mais barato anunciar, porque ainda não existe uma comunidade de influenciadores forte; há muito menos usuários competindo por patrocínios e veiculações de anúncios.

A plataforma também permite que você explore diferentes aspectos do seu negócio, como o que o torna divertido e interessante, e o TikTok fornece uma plataforma na qual esses aspectos divertidos serão bem-vindos (e podem até ganhar dinheiro).

Além disso, a plataforma ajuda você a dar o primeiro passo no marketing para a Geração Z, o grupo geracional notoriamente difícil de comercializar, que está se tornando mais importante à medida que ganha uma posição mais forte na economia.

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