Parece estar virando um hábito tanto o Facebook quanto o Instagram apresentarem problemas de instabilidade. 

Infelizmente na semana passada, passamos por isso novamente, com o Instagram e o Facebook caindo por mais de 10 horas, e provocando pânico entre muitas marcas e influenciadores que agora dependem dessas plataformas para gerar renda. 

Há uma lição igual para todas estas empresas, isto é, todas tem apenas uma forma de marketing, que não é sustentável nem inteligente. 

Afinal, por mais que pareça, você não é dono das redes sociais onde seu negócio está. 

É por isso que, é importante para qualquer negócio online sempre ter abordagem integrada e multicanal. Pensando nisso, seguem algumas dicas sobre como divulgar sua marca nas mídias sociais.

 

Diversifique seus canais

É totalmente normal que uma rede supere as demais dependendo do nicho do seu negócio, seja você um influenciador ou uma marca. 

Contudo, procure sempre distribuir seus seguidores em mais de uma rede social. 

Por quê? Bem, vamos pegar o exemplo do Instagram sendo desligado por mais de 10 horas. Se essa é a ÚNICA rede social que você tem, bem, você foi colocado em uma situação difícil sem ser capaz de postar algo ou interagir com seu público.

Por isso, é aconselhável ter uma presença em várias redes sociais, para que você possa divulgar sua marca. Além disso, procure criar promoções cruzadas para que você possa ganhar audiência em cada uma das redes que você usa. 

Afinal, se uma rede cair, você pode ir para a outra rede. 

 

Mas agora você deve estar pensando, mas é quando os dois maiores (Instagram e Facebook) que são de propriedade do Facebook caírem, o que fazer?

 

Bem, ao utilizar a estratégia de promoções cruzadas (colocar seu conteúdo em várias redes sociais) e pensando exatamente neste problema enfrentando no Facebook e Instagram, você pode diversificar seu conteúdo no Twitter, já que todos pareciam estar checando o que estava acontecendo por lá.

Outra sugestão interessante para espalhar seus seguidores é criar sua lista de e-mail.

Parece loucura, mas muitas marcas têm muitos seguidores e nenhuma lista de e-mail. 

Lembre-se de que, se alguma rede for desligada amanhã, todos os seus seguidores nessa plataforma também desaparecerão.

Por isso, crie sua lista de e-mails para que você ainda tenha uma conexão com as pessoas que são fãs do seu trabalho.

Por fim, tenha sempre em mente que uma determinada rede social pode simplesmente perder sua relevância, como por exemplo, o Orkut, mas o seu negócio não pode estar sujeito a isso, assim diversificar e garantir que independente da rede social sua marca sempre estará em destaque!  

Posted on