Todos os dias empresas dos mais diversos nichos utilizam o Marketing Digital para atrair novos clientes. 

O Marketing Digital informa, educa criar conscientização, atrair e encantar as pessoas, de uma forma que as faça chegar até a compra ou contratação de algum serviço.

Mas o que acontece quando alguém entra no seu site para procurar uma determinada informação ou algo sobre um produto, e fica desapontado com o que encontra ou enfrenta problemas de localizar determinada informação dentro do seu site?  

Quando pensamos em negócios online, um dos aspectos mais importantes é oferecer a melhor experiência possível para clientes novos e antigos.

É por isso que você precisa considerar o design do User Experience (UX) como um aspecto crucial de seus esforços de Marketing Digital para garantir o sucesso do seu conteúdo na Web e, por sua vez, de todo o seu negócio.

 

UX no Marketing Digital

O que é UX em relação ao marketing? 

O UX é essencialmente o processo de projetar produtos úteis, fáceis de usar e deliciosos de se interagir. 

O UX leva em consideração as emoções, atitudes e comportamentos dos clientes, aqueles que eles já têm e os que você quer que eles tenham ao interagir com seu negócio e seu site.

Desta maneira, é crucial considerar o UX em todos os aspectos e etapas do seu negócio online, para melhorar assim suas estratégias de Marketing Digital. 

Agora que você entende a importância do UX para o seu negócio, está na hora de ver onde o UX pode ser aplicado.

 

 

Design UX e Usabilidade

Um dos principais componentes do UX é a usabilidade. 

Isso inclui desde a facilidade de uso do seu conteúdo no seu website, além de capacidade de aprendizado. 

A usabilidade pode ser aprimorada por meio de conteúdos que você fornece e dos recursos e funções do website que ajudam seus visitantes a encontrar e interagir com esse conteúdo.

Arquitetura do site e hierarquia na página

Primeiro, considere a organização do seu site. 

Deve haver um fluxo natural de como as páginas são categorizadas e ordenadas e, dependendo do tipo do seu nicho, talvez seja necessário considerar como otimizar o caminho até determinada informações ou serviço.

Por exemplo, um site de comércio eletrônico deve utilizar páginas de produtos, com funções de carrinho de compras fáceis de usar, seguido por uma página de pagamento ou um formulário de inscrição e uma página de agradecimento quando a transação for concluída.

 

A ordem na qual essas páginas são configuradas é crucial para garantir que os clientes que começam a viajar pelo funil de vendas convertam suas compras da maneira mais fácil possível. 

Se eles se perderem ou ficarem confusos a qualquer momento, ou não tiverem opções que estão procurando, ou não tiverem conteúdo que os ajude a tomar decisões que levem à conversão, a experiência do usuário não será otimizada. 

Por isso, como regra de ouro, faça com que não haja mais de 4 cliques para um usuário chegar ao que está procurando.

 

Navegação

Os recursos e funções que você pode considerar para o seu site incluem maneiras de melhorar a navegação no site. 

Isso inclui menus fáceis de encontrar e fáceis de usar, como um menu suspenso acessível aos usuários. 

Considere utilizar botões de navegação de linha superior que destacam as áreas do seu site que você deseja que as pessoas encontrem com mais facilidade.

Quando você pensa sobre esses tipos de funções UX, não apenas está tornando mais fácil para os visitantes do website e para os clientes em potencial desfrutar da interação deles com o site, mas também para facilitar a localização e a visualização do conteúdo.

 

Funções de pesquisa

As barras de pesquisa podem ser um ótimo aprimoramento para a usabilidade do site. 

Se um visitante não encontrar o que está procurando imediatamente, uma opção de pesquisa pode ser uma ótima alternativa. 

Você pode até mesmo dar um passo além, incluindo uma função que preenche automaticamente termos de pesquisa ou oferecer um menu suspenso com opções sugeridas para o que eles poderiam estar procurando. 

Se um cliente em potencial tiver uma pergunta ou estiver procurando algo de que precisa e não puder encontrar uma solução, é provável que simplesmente saia de seu site e busque em um concorrente as respostas que procura.

 

Velocidade de carregamento da página 

Procure sempre tornar os tempos de carregamento de sua página o mais rápido possível. 

Isso é definitivamente algo em que pensar ao criar sua página da Web, pois os tempos de carregamento que são muito longos podem afetar a percepção geral do usuário sobre a qualidade do seu site e também prejudicar sua estratégia de  SEO.

Quando apropriado, use uma barra de carregamento engraçada ou use algo que seja graficamente ou visualmente interessante. 

Isso garante que você não está perdendo a atenção do visitante do site e mantém suas emoções positivas.

 

Design UX e Recurso Visual

Você pode pensar que o design visual do seu site é todo sobre a marca de sua empresa, mas realmente o UX deve ter um papel importante ao considerar o seu layout.

Em outras palavras, na hora de criar sua identidade visual, leve em conta às expectativas do cliente, afinal um ótimo conteúdo pode se perder se não for planejado e exposto de uma maneira que seja propícia às necessidades visuais dos usuários.

 

Espaço em branco e imagens

 

Utilize o espaço em branco. 

Páginas da Web que estão muito lotadas ou que possuem muitas colunas ou barras laterais prejudicam o foco da página e tiram a atenção dos visitantes.

Se você deseja que seus usuários vejam seu conteúdo como algo valioso para eles, convém ter cuidado para não eliminar a qualidade ao tentar adicionar muitos elementos.

Os recursos visuais devem apelar para as emoções dos espectadores.

Mas ao mesmo tempo, eles precisam ser relevantes para o seu conteúdo e para a mensagem ou marca da empresa como um todo, assim lembre-se que o seu objetivo é fazer com que o visitante sinta-se confiável ao acessar seu site. 

 

Design UX e interação de conteúdo

Em termos de conteúdo, como posts em blogs, existem várias configurações de design UX a serem consideradas. 

Normalmente, uma postagem de um blog precisa ser acompanhada por botões de compartilhamento social, outros acompanhamentos potenciais do blog são seções de comentários, para os usuários possam interagir com suas postagens. 

Você deve procurar adicionar um formulário para uma inscrição por e-mail para que seus usuários se inscrevam e recebam atualizações diretamente em suas caixas de entrada. 

Ao escrever seus artigos procure verificar a densidade, o tamanho e a fonte do texto, pois as mesmas desempenham um papel importante no design da experiência do usuário. 

Tenha em mente que um texto muito pequeno ou muito próximo pode ser difícil para alguns usuários lerem, assim considere dividir o conteúdo com títulos ou usar a fonte em negrito para destacar áreas importantes que você deseja capturar as atenções dos usuários, como links para o seu blog ou páginas de produtos e serviços. 

 

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