Em março deste ano, o The New York Times informou que o Facebook estaria em buscando lançar sua própria oferta de criptomoedas, o que permitiria aos usuários dos aplicativos trocar facilmente dinheiro sem taxas adicionais.
O Facebook começaria o uso de Criptomoeda na Índia, a segunda nação mais populosa do mundo, mas depois expandiria o mesmo para outras transferências de fundos, abrigadas no próprio Facebook, permitindo a troca internacional simplificada de moedas.
Ainda segundo o The Wall Street Journal, a empresa estaria também trabalhando em sua própria rede de pagamento baseada em criptomoedas, que teoricamente seria capaz de competir diretamente com os cartões de crédito convencionais usando hoje em dia.
"O Facebook vem recrutando dezenas de empresas financeiras e comerciantes on-line para ajudar no lançamento de um sistema de pagamentos baseado em criptomoedas por trás de sua gigantesca rede social. O esforço, se bem-sucedido, ameaça derrubar o tradicional e lucrativo encanamento do comércio eletrônico. e provavelmente seria o aplicativo mais mainstream ainda de criptomoeda".
Nesse sentido, o Facebook não estaria apenas procurando facilitar as transferências básicas de fundos, mas estaria essencialmente posicionando sua rede de pagamentos como uma rival direta da Visa e da MasterCard.
O que permitiria que o Facebook reduzisse as taxas e os encargos associados às transferências de fundos tradicionais, além de facilitar pagamentos internacionais diretos em sua rede, utilizando apenas as suas credenciais existentes no Facebook para o mesmo.