Que o Facebook é hoje uma das mais importantes redes sociais isso ninguém dúvida, segundo o próprio Facebook mais de 25 milhões de empresas possuem suas páginas na rede, isso quer dizer que cada vez mais os microempresários e profissionais liberais se convencem de que ter uma presença dentro do Facebook é essencial.

Contudo um ponto que ainda causa muitas dúvidas e que algumas empresas ainda acreditam que suas páginas servem apenas como um canal de promoção de seus produtos, isto sem dúvida é um grande erro, pois uma campanha de marketing no Facebook além da divulgação de produtos passa por um bom planejamento, análise de resultados, conversões e desempenho da página.

Afinal o que algumas pessoas esquecem é que estamos falando de uma rede social, assim o marketing tradicional tem muito pouco a oferecer em termos de resultados práticos.

Fonte: https://www.facebook.com/business/news/BR-45-da-populacao-brasileira-acessa-o-Facebook-pelo-menos-uma-vez-ao-mes

Poder do Facebook no Brasil

Quando falamos em Facebook estamos falando em mais de 92 milhões de usuários (isso só no Brasil), assim é fácil perceber que o Facebook se tornou um dos principais canais de comunicação.

Ou seja, a cada 10 brasileiros 8 estão no Facebook!!!!

Mas apesar desta informação a realidade é que o marketing no Facebook para pequenas empresas ainda é muito distante, muitas até possuem uma página, mas infelizmente não conseguem transformar essa presença em uma ferramenta de negócios.

O caminho das pedras

Para que pequenas empresas consigam bons resultados em primeiro lugar é essencial à criação de um Fan Page profissional que possibilite extrair o máximo das opções de segmentação do Facebook.

Lembre-se que uma boa segmentação traz inúmeras oportunidades de vendas, afinal quanto mais Leads qualificados melhor!

Outro ponto essencial é a criação de uma base de fãs sólida que possa garantir um alto grau de engajamento, para isso a criação de conteúdo de qualidade é essencial, isto deve ser uma preocupação constante criar conteúdos úteis e de alto potencial de engajamento para quem visita sua página.

Por fim, lembre-se da regra dos 80/20, isto é: 80% das publicações realizadas em sua Fan Page precisam gerar algum valor para seu público, e 20% dos posts podem ser de promoções. Em resumo a cada 10 posts que você fizer 2 devem ser para a divulgação de seus serviços ou produtos.

Dicas de marketing no Facebook

Bem agora que você conhece o potencial do Marketing no Facebook, esta na hora de ver algumas dicas que certamente o ajudarão a impulsionar o seu negócio.

Escolha um objetivo – o formato dos seus anúncios dependerá de qual objetivo você quer alcançar com eles, o ideal é que você inicie um projeto para aumentar a sua audiência, afinal o seu objetivo é que as pessoas posam ver o seu conteúdo. Invista sempre em conteúdo de qualidade, pois isso vai ajudar a sua página a se tornar uma referência no assunto.

Interaja – o trabalho não termina ao postar algo, mas ao interagir com seus clientes, não deixe de responder as pessoas que pedem informações sobre seu negócio, produtos ou serviços.

Adicione imagens aos seus anúncios – no Facebook imagens são essenciais! Elas não só ajudam a aumentar o engajamento como destacam seu anúncio.

Multimídia – não é só de textos que se vive faça postagens com fotos e vídeos, esse tipo de conteúdo normalmente alcança níveis maiores de engajamento no Facebook.

Crie promoções – ofertas atraem pessoas, afinal todo mundo gosta de comprar coisas legais a preços baixos.

Impulsione suas postagens– garanta que mais pessoas sejam impactadas por suas publicações por meio de posts impulsionados. O Facebook tem uma ferramenta de segmentação de público, na qual é possível definir as características das pessoas que interessam.

Na hora de escolher o valor a ser pago, basta digitar o valor que pretende investir e o Facebook dirá imediatamente quantas pessoas o seu post irá alcançar.

Evite termos técnicos – por mais que você saiba que seu público segmentado se identificará com suas palavras lembre-se que outras pessoas também terão acesso à sua timeline.

Estude os melhores horários para as publicações – use o Facebook Insights para saber quais horários em que seus fãs estão mais ativos na rede, otimizando assim sua estratégia em relação aos picos de horário, em que as possibilidades de engajamento podem ser maiores.

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