Uma das perguntas que sempre ocorrem nas empresas ou entre profissionais liberais quando estão começando a pensar em ter seu negócio online é "será que realmente precisamos ter um blog?".
Essa pergunta sempre é seguida de outra grande preocupação, afinal apenas um blog não é garantia de atração de novos clientes, junto com um blog naturalmente vem à necessidade de bons conteúdos, e postados regularmente!
Geralmente é nesse ponto que muitas pessoas acabam por não querer um blog, afinal à produção regular de conteúdo para web leva tempo, o que muitas empresas ou profissionais liberais não dispõem além do fato que o conteúdo deve ser relevante para chamar a atenção de possíveis clientes.
Mediante a todos esses fatos, fica a pergunta, será mesmo que vale a pena ter um blog?
A resposta é SIM!
Um blog permite que você se posicione como um especialista em seu campo de atuação e mostre que realmente conhece seu negócio.
Além disso, um blog fornece um canal para compartilhar a sua opinião e permite que outras pessoas interajam por meio de discussões, isso ajuda a criar confiança e mostra também que você é confiável, pois é preciso compromisso para postar consistentemente.
Talvez o ponto mais importante quando pensamos em um blog, é que ele permite ajudar as pessoas e mostrar que você realmente entende as frustrações que podem surgir de obstáculos e becos sem saída.
Fornecendo aconselhamento especializado disponível gratuitamente, e criando um relacionamento com os visitantes, tudo isso os ajudando a superar problemas reais que seus negócios podem encontrar.
Suas postagens podem ter qualquer formato, como dicas, sugestões, notícias da empresa, suas atividades diárias, informações sobre a empresa etc..
Outro ponto interessante é que um blog também ajudará seu site a aparecer com mais frequência nas pesquisas do Google.
A forma como as pessoas pesquisam evoluiu, assim como a maneira como o Google oferece seus resultados, por isso, se você puder responder às perguntas mais comuns sobre seu setor, pode ser uma ótima maneira de melhorar no ranking do Google.
Suas postagens no blog também podem ser compartilhadas no Facebook e no Twitter e direcionadas ao seu segmento, permitindo um alcance muito maior e engajando mais pessoas.
Além disso, você pode fixar suas postagens no topo das suas páginas do Facebook e Twitter, facilitando a localização dos seus conteúdos.
Algo que deve ser pensando ao se criar um blog é um apelo à ação, ou seja, permitir que os visitantes compartilhem seu conteúdo e sigam você em suas redes sociais.
Assim em vez de deixar o seu site, o visitante continuará a se envolver com sua marca, lendo outras páginas da Web, seguindo você nas mídias sociais, baixando um recurso ou entrando em contato para obter um orçamento gratuito.
Isso consequentemente aumentará o tempo médio gasto no seu site, o que pode beneficiar ainda mais os seus rankings de pesquisa.