Você já deve ter ouvido falar que o Google Optimize é uma das melhores maneiras de otimizar a experiência do usuário para os visitantes do seu site.

Você também deve ter ouvido falar que o Google Optimize é uma das melhores soluções gratuitas de otimização da taxa de conversão (CRO) do mercado.

Bem, os rumores são verdadeiros, mas o que é exatamente o Google Optimize? E quais os benefícios que os profissionais de marketing digital podem esperar ao integrar a plataforma Google Optimize em seus processos de otimização de campanha?

 

O que é o Google Optimize?

O Google Optimize é uma plataforma usada por empresas de grande, médio e pequeno porte que desejam melhorar a experiência do usuário em suas principais páginas da web e de destino por meio de experimentos de conteúdo e experiências personalizadas.

Existem atualmente duas versões do Google Optimize a primeira, é conhecido simplesmente como "Google Optimize", é a versão gratuita disponível para qualquer pessoa com uma conta do Google. 

Sendo que o Google Optimize suporta objetivos pré-selecionados da experiência e a maioria dos tipos de experiência, mas existem limitações nas experiências simultâneas e na funcionalidade de testes multivariados.

A segunda versão do Optimize 360 é a versão paga, conhecida como Google Optimize 360. O Optimize 360 fornece funcionalidades mais robustas para organizações corporativas, como a capacidade de executar simultaneamente experimentos de conteúdo em até 100 páginas do mesmo site.

Tanto o Google Optimize e o Google Optimize 360 fazem parte do Google Marketing Platform.

Agora, que você já conhece a plataforma, veja alguns benefícios em usar o Google Optimize:

 

Fácil de usar

Uma das coisas mais legais no Google Optimize é que seu conjunto de recursos enxutos facilita a coleta e o uso.

Com a ferramenta de editor visual, você pode pode escolher qualquer URL na Web e editá-lo para produzir variantes para experiências de conteúdo.

 

Imagem: o editor visual do Google Optimize é incrivelmente intuitivo. Digite um URL de destino, destaque qualquer elemento HTML na página e clique no botão editar para modificar o código ou inserir algo novo e diferente.

No lado dos relatórios, o Google usa modelos de inferência bayesiana para comparar o desempenho das variantes de página em um experimento ao longo do tempo, e assim escolher um vencedor (se houver) e quando houver dados de suporte suficientes para ter certeza do resultado.

 

Tipos de Experiências

O Google Optimize suporta três tipos diferentes de experiências de conteúdo que podem se configuradas para identificar variantes de página de alto desempenho.

Um  teste A / B que  mede a diferença de desempenho entre duas versões de uma página de destino, geralmente com apenas um único elemento alterado em cada variante. Por exemplo, você pode criar três variantes de página, cada uma com um texto de apelo à ação diferente, e executar um teste A / B para determinar qual variante tem o melhor desempenho.

Um  teste multivariado, onde você pode testar simultaneamente variantes de dois ou mais elementos da página ao mesmo tempo.

Testes de redirecionamento  que permite configurar páginas da web concorrentes ou até funis de vendas de várias páginas como parte do mesmo experimento de conteúdo.

 

O Google Optimize suporta testes A/B, testes multivariados e testes de redirecionamento para suas páginas principais. Você também pode oferecer experiências personalizadas na página de destino para selecionar públicos-alvo ou aplicar o banner COVID-19 em todo o site.

 

Integração com o Google Marketing Platform

Muitos profissionais já estão usando o Google Ads para gerenciar campanhas de publicidade paga por clique, o Google Analytics para analisar o comportamento do usuário e o Google Search Console para otimização de pesquisa orgânica. 

Integrando a esta lista, você pode usar o Google Optimize com todas essas ferramentas, resultando em benefícios diretos e aumento de conversão.

Os profissionais de marketing podem usar o Google Analytics para identificar públicos de baixo desempenho e segmentar essas páginas com experiências de conteúdo, ou extrair dados do público e segmentar clientes de alto valor com experiências personalizadas que geram conversões.

 

 

 

 

 

 

(UX) Experiência do usuário

No  Estudo de fatores de classificação SEMrush 2.0 , uma enorme quantidade de análises de dados revelou os quatro fatores de classificação mais importantes usados pelos mecanismos de pesquisa:

  1. Visitas diretas ao site

  2. Tempo no local

  3. Páginas por sessão

  4. Taxa de rejeição

 

E o que esses fatores de classificação têm em comum?Todos são indicadores diretos da experiência do usuário.Esses são os tipos de fatores de experiência do usuário que você testar diretamente com o Google Optimize. 

Você pode identificar páginas com altas taxas de rejeição ou de saída e páginas que se correlacionam com baixo tempo médio no site ou até páginas por sessão baixas. 

Em seguida, você pode redesenhar essas páginas, criar e testar variantes e, finalmente, fornecer uma experiência superior ao usuário que melhora seus rankings de pesquisa orgânica.

 

Aumente sua taxa de conversão

Além de melhorar a experiência do usuário com o Google Optimize, você pode executar experiências de conteúdo que afetam direta e positivamente as taxas de conversão.

Suas páginas de vendas por exemplo são um ótimo local para começar a executar experiências do Google Optimize. Você pode começar criando várias variações de página completamente diferentes e executando um teste de URL dividido para ver qual apresenta o melhor desempenho.

Em seguida, você pode começar a criar variantes de cada elemento em sua página e executar um teste multivariado para ver qual combinação de elementos resulta em mais conversões. 

Depois de identificar um teste vencedor, você pode solicitar ao seu desenvolvedor que faça os ajustes para que esta versão se torne a página atual do seu site, contudo, convém configurar os testes A / B com públicos limitados para procurar mais oportunidades de melhoria.

 

 

 

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