A Black Friday é uma das datas comerciais mais aguardadas pelos consumidores e pelos lojistas. 

No Brasil, a Black Friday teve início em 2010 e desde então vem ganhando força a cada ano.

A cada ano que passa os valores de faturamento vem aumentando, no seu início em 2010 o faturamento total da Black Friday não passou de 3 milhões de reais, já no ano seguinte, o faturamento chegou aos 100 milhões, com um ticket médio de R$ 450,00 por compra, caindo assim definitivamente no gosto dos brasileiros.

Já no ano passado a Black Friday registrou um crescimento de 23% no faturamento, atingindo cerca de 2,6 bilhões de reais, sendo o valor do ticket chegando perto dos R$ 608,00 por compra.

Para 2019 de acordo com a pesquisa do Google, a compra multicanal – aquela em que o cliente usa mais de um meio entre pesquisa, decisão de compra e realização da compra em si – representará um total de 25% este ano. 

 

Em comparação com 2018, apenas 7% das compras foram feitas dessa forma.

 

Outra tendência apontada para 2019 é aquela onde a pesquisa é feita on-line, mas compra é feita em loja física, a pesquisa revelou que cerca de 39% dos brasileiros consideram essa opção muito importante na hora da compra – já que ela elimina o tempo de espera da entrega e o valor do frete.

Além disso, as condições de pagamento ganham relevância com a possibilidade de parcelamento, uma vez que 11% do público decide fechar a compra quando tem essa opção. 

A pesquisa para a Black Friday 2019 está disponível no link Temporada Black Friday

Separamos abaixo algumas das conclusões interessantes sobre esta data que podem ajudar você a traçar estratégias de vendas para o seu negócio.

 

Descontos de verdade

Logo que a Black Friday foi introduzida no Brasil ela enfrentou grande ceticismo por parte dos consumidores. 

Em grande parte por empresas que exploravam a data aumentando seus produtos meses antes para deixa-los com valor anterior no dia da Black Friday, termos como Black Fraude eram constantemente utilizados em alusão à data. 

Contudo, o estudo do Google deixou claro que essa imagem já foi transformada no Brasil.

A conclusão do estudo analisou a opinião das pessoas sobre a data e percebeu que  55% usaram termos positivos, como #descontodeverdade, em detrimento de apenas 8% citaram o termo #blackfraude e os outros 37% utilizaram expressões neutras, como #blackfriday.

 

Comportamento das pessoas

O crescimento e os efeitos provocados pela Black Friday são de diferentes maneiras.

O estudo do Google indica que as vendas nos estabelecimentos físicos, crescem 3,5 vezes na sexta-feira de ofertas em relação às outras sextas-feiras do ano.

A navegação do Waze, por exemplo, indica um salto de 68% nas viagens para lojas físicas na data da Black Friday. 

Além disso, as categorias com o maior fluxo de visitas no período foram Lojas de Departamento (salto de 143%), Móveis e Decoração (+106%) e Livrarias (+88%).

Já a busca por palavras-chave no Google também aumentam significativamente no mês de novembro. 

 

Muito mais que um dia

A Black Friday no Brasil sempre acontece na quarta sexta-feira de novembro, mas o impacto sobre as vendas é muito mais abrangente. 

Desta maneira, muitas lojas aproveitam para abaixar seus preços durante a semana do evento à chamada semana Black Week.

Segundo o Google 16% das compras ocorrem antes da Black Friday e outras 5% são concretizadas logo após a data, outro ponto interessante é que o tíquete médio também é, em média, 20% superior, atingindo um patamar acima de R$ 1,4 mil.

O desempenho positivo tem levado muitas empresas a aumentar o período de ofertas: é o caso do Black Month. 

Disponibilizar as ofertas por mais tempo é uma estratégia que acaba beneficiando ambas as partes envolvidas: o lojista que aumenta o volume de vendas e, consequentemente, o faturamento, enquanto o cliente tem mais tempo para tomar a decisão de compra.

 

A Black Friday veio para ficar!

A Black Friday já caiu no senso comum do brasileiro, deixando de ser um evento de nicho. 

Entre 2012 e 2016, a quantidade de lojas físicas presentes no evento dobrou, rompendo a barreira de 43 mil participantes. 

Já o número de e-commerces que aderiram à campanha cresceu por dez no mesmo período. 

Com essa expansão, surgiram programas para garantir a qualidade das lojas participantes, como o Selo Black Friday Legal.

Esse crescimento em duas vertentes favorece as empresas que possuem loja física e virtual integradas (omnichannel). Isso fica claro com o salto em buscas como “retirar na loja”, que dobra no período, segundo dados do Google.

 

 

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