Competir no espaço digital esta cada vez mais difícil. 

Há muitos sites por aí, e a rivalidade pela atenção é feroz. 

Desta maneira, o sucesso no cenário digital depende de uma variedade de fatores, mas ser “encontrado” está entre os fatores mais críticos. 

Você pode ter um ótimo conteúdo ou uma interface maravilhosa, mas se ninguém puder encontrar seu site, isso não significa absolutamente nada.

Quando se trata de ser encontrado o grande entrave para as pequenas empresas são as limitações orçamentárias. 

Afinal, as grandes empresas gastam muito dinheiro para aumentar os rankings de busca e comprar anúncios para aumentar o engajamento do usuário. 

Mas, felizmente, o sucesso da busca não depende apenas do dinheiro.

Muitos sites que obtêm sucesso na rede pesquisa do Google são aqueles que aderem aos algoritmos e usam as ferramentas disponíveis para melhorar seu SEO. 

Para isso, o Google oferece um conjunto completo de ferramentas e todas são gratuitas. 

Essas ferramentas estão disponíveis para qualquer pessoa ou empresa, não utilizar estas ferramentas coloca seu negócio em desvantagem em relação ao seu concorrente. 

Pensando nisso, seguem ferramentas gratuitas que todas as pequenas empresas devem usar para melhorar o desempenho do seu site:

 

Insights de velocidade de página

Esta ferramenta é simples e muito amigável. 

Basicamente ela testa a velocidade do seu site e fornece comentários sobre como melhorar o desempenho com base em uma série de testes. 

Essa ferramenta não apenas informará o quão rápido seu site é carregado, mas também informará como corrigir possíveis problemas que impedem um carregamento mais rápido.

Com o Insights você tem análise rápida acompanhada de dicas de como melhorar o tempo de carregamento do seu site. 

 

Search Concole

Esta ferramenta fornece informações sobre como o Google vê seu website e o que corrigir para torná-lo melhor. 

Essas informações são úteis porque oferecem a oportunidade de otimizar seu site e abordar todos os aspectos que estão impactando negativamente sua classificação nos resultados de pesquisa.

Além disso, o Search Console mostrará coisas como quantas páginas o Google indexou, se você tem algum malware suspeito no seu site e se tem algum problema com a 404 "página não encontrada". 

Se a ferramenta está lhe dizendo para consertar algo, isso significa que o Google se preocupa com isso em seu algoritmo de busca.

 

Planejador de palavras-chave

O sucesso de um site no Google é baseado em uma das duas coisas: SEO e Google AdWords. 

Este último é um mercado único que democratizou o mundo da publicidade digital. 

Ao contrário das TV, rádios e demais mídias, onde o tempo de exibição do seu anúncio pode custar muito caro, o Google AdWords permite que qualquer pessoa tenha anuncie seu produto ou serviço.

Ao utilizar o Planejador de palavras-chave você pode aprimorar sua estratégia, aproveitando essa ferramenta para entender quais palavras chaves são mais pesquisadas e mais competitivas.  

 

Teste de dados estruturados

Você sabia que existem mais metatags além do título, descrição e tags H1? 

O Google está constantemente tentando obter mais informações de sites para melhorar a experiência de pesquisa do usuário. 

Um exemplo é "rich snippets", que fornece dicas de dados para ajudar o Google a entender sobre suas páginas.

Os rich snippets podem informar aos mecanismos de pesquisa se uma página for sobre uma receita, horas de operação para uma empresa ou detalhes sobre um vídeo em uma página. 

ferramenta de teste de dados estruturados informa se seu site está usando rich snippets e se algum deles está corrompido ou codificado incorretamente - e, portanto, não está sendo executado de maneira ideal.

 

Dispositivos móveis

O Google lançou  recentemente algoritmo de classificação de pesquisa preferencial para dispositivos móveis, o que significa que as classificações do seu site dependem do desempenho de dispositivos móveis de seu site. 

Como a preferência do consumidor para acessos em dispositivos móveis vem crescendo, o Google antecipou a continuação dessa tendência e passou a exigir a compatibilidade móvel para sites que estejam entre os mais altos nos resultados de pesquisa.

Esta ferramenta de teste para dispositivos móveis executará uma análise da capacidade do seu site em dispositivos móveis e informará se ele está sendo compatível com dispositivos móveis. Se o seu site não for compatível com dispositivos móveis, a ferramenta fornecerá comentários e sugestões sobre como corrigi-lo.

 

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