Que o Google é o buscador mais utilizado na web pelos brasileiros ninguém duvida, afinal nada menos que 85% das buscas diárias são realizados por ele, mas o que talvez poucos saibam e quais os critérios que o Google utiliza para o ranqueamento dos sites que aparecem nas pesquisas.
Mas afinal, por que isso é tão importante?
Bem, qualquer que seja o seu negócio online você precisa ser encontrado, assim sendo estar bem posicionado nas pesquisas do Google é fundamental para isso.
Desta maneira, para tentar entender um pouco os itens que influenciam nos resultados das pesquisas do Google, a cada 2 anos a Moz lança um guia com os principais fatores que são levados em conta na hora do Google ranquear um site.
Para ajudar você a melhor ranquear seu site, segue os itens mais importantes verificados pelo Google.
Conteúdo multimídia
Já não é segredo pra ninguém que os conteúdos multimídia cada vez mais estão presentes nos sites, afinal quem não gosta de ver um vídeo explicativo sobre um determinado assunto e ver belas imagens, a mesma coisa pensa o Google, por isso em suas páginas mais importantes pode valer a pena investir recursos para ter um conteúdo em diversos formatos, indo muito além do texto apenas.
Tempo de carregamento das páginas
Sim, o Google leva isso em conta na hora de ranquear um site, por isso é importante sempre ao se fazer um site ou criar uma nova página, verificar se as imagens ou conteúdo dinâmico não esta causando lentidão, para isso O Google fornece uma ferramenta que mostra o tempo de carregamento das páginas para os seus usuários e as mudanças necessárias para a melhoraria do tempo de carregamento.
https://developers.google.com/speed/pagespeed/insights/
Sites de nicho
Uma das características do buscador do Google é priorizar sites de nicho, isso ocorre no momento em que o Google faz a indexação do seu site e de suas páginas, por isso é importante criar uma boa arquitetura de informações para que algoritmo do Google consiga ler e melhor classificar seu campo semântico.
Links Externos
Na hora de ranquear seu site o Google leva em conta também os links externos, na avaliação do Google estes links ajudam a avaliar a confiança no site.
Na verdade ele se refere aos links em outros sites para a sua página. Quanto mais você for referenciado em outras páginas do universo do seu negócio, mais o Google entenderá que o seu conteúdo é valioso e deve ser apresentado nas primeiras posições.
Por isso ao criar um artigo falando sobre determinado assunto, busque complementar a experiência do visitante com links que o ajudarão a entender melhor sobre o que esta sendo falado.
Palavra-chave
Por incrível que pareça outro ponto que ajuda no ranquiamento é localização das palavras chaves dentro da página, ao utiliza palavras chaves para seus títulos, coloque as mesmas sempre à esquerda, e à direita as palavras-chave secundárias, claro lembre-se que elas devem fazer sentindo para quem lê.
Design Responsivo
Apesar do Desing Responsivo ser uma obrigação quando pensamos em sites, a grande verdade é que existem ainda muitas empresas que não possuem seus sites adaptados para dispositivos móveis.
O que muitas empresas desconhecem é que mais da metade das pesquisas no Google são feitas por dispositivos móveis.
Levando isso em conta, a gigante das buscas prioriza sites que são responsivos, isto é, sites feitos com o mesmo layout e independentemente de dispositivo, que se ajustam a qualquer resolução harmonicamente, passando a mesma experiência de leitura ao usuário.