Um vazamento descoberto recentemente coloca em alerta boa parte dos internautas mundo afora: aproximadamente 773 milhões de contas de e-mail foram vazadas online, juntamente com suas senhas.
São 87 GB separados em 12 mil arquivos, que foram descobertos pelo pesquisador em Troy Hunt, em post Hunt informou que os arquivos estão de certa forma bastante bagunçados e não parecem ter muito padrão. Isso dificulta a entender qual a escala do vazamento e qual foi a origem destes dados.
Como os dados não totalmente estruturados, algumas senhas e e-mails não podem ser ligados entre si, apesar de constarem no conjunto de informações.
No total, isso resulta em mais de 1 bilhão de combinações de e-mails e senhas possíveis.
Sendo que ainda, há informações relacionadas a mais de 200 mil bancos de dados diferentes, o que ainda mais difícil de entender como um hacker ou grupo de hackers conseguiu tanta informação.
Segundo Hunt “o que posso dizer é que meus dados pessoais estão lá e são precisos; endereço de e-mail correto e uma senha que usei há muitos anos. Como muitos de vocês que estão lendo isto, eu estive em várias violações de dados antes que resultaram em meus endereços de e-mail e, sim, minhas senhas, circulando em público. Felizmente, apenas senhas que não estão mais em uso, mas eu ainda tenho o mesmo sentimento de desânimo que muita gente tem ao ler isso, quando eu as vejo aparecer novamente”, confessou o pesquisador.
Se você quer saber se você teve seu e-mail ou senha vazado basta colocar seu endereço na procura do site Have I Been Pwned?.
A plataforma diz se seu e-mail apareceu em alguma lista e mostra quais foram os vazamentos nos quais sua conta está inserida.