Qualquer pessoa que já tenha anunciado no Google sabe que a ferramenta funcione no sistema de leilão.
No entanto, muitas pessoas não conhecem como esse leilão funciona em todos os seus detalhes.
Por isso, falarei hoje sobre um dos componentes mais importantes do leilão do Google Ads, o “Índice de Qualidade” (ou “Quality Score”).
Pois é através dele que conseguimos as melhores posições com o menor custo por cliques, aumentando significativamente o ROI (Retorno do Investimento) de uma campanha.
O que é o Índice de Qualidade?
Antes de explicar como melhorar o Índice de Qualidade, é importante entender como ele funciona e o que o Google leva em consideração na hora de avaliar uma campanha de um anunciante.
O índice de Qualidade é uma avaliação feita pelo Google, que gera uma nota de 1 a 10, esta nota é utilizada para determinar se o anúncio, as palavras chave e a página de destino são relevantes para o internauta interessado naquele assunto.
É com base nesta nota que o Google faz o rankeamento para determinar qual a posição de cada anúncio na página de pesquisa.
Para verificar seu Índice de Qualidade existem duas maneiras.
Acessando “campanhas” na sua conta no Adwords e depois “palavras chave”, haverá uma coluna de nome “Status”.
Ou posicionando o mouse sobre o ícone exibido nessa coluna, surgirá um balão com algumas informações do Índice de Qualidade.
Outra opção é adicionar uma nova coluna fixa em “Colunas > Personalizar Colunas > Atributos > Índ. de qual.”
Por que o índice de Qualidade é importante?
Bem, basicamente porque com um bom Índice de Qualidade os cliques nos seus anúncios saíram mais baratos.
Através do “Ad Rank”, que e à medida que o Google criou para determinar a força de um anúncio, ele determina qual a relevância do seu anúncio em relação aos dos concorrentes diretos.
O “Ad Rank” é composto de: Índice de Qualidade (IQ) multiplicado pelo lance (CPC máx.).
Assim, mesmo que o lance de um concorrente seja maior, você conseguirá uma posição melhor se tiver um bom índice de Qualidade.
O que o Índice de Qualidade considera?
Infelizmente o Google não divulga a fórmula exata que utiliza para definir o índice.
Contudo, são três os principais fatores que devemos concentrar nossa atenção para a otimização:
1 – CTR (Click through Rate)
Indica o número de cliques dividido pelo número de vezes que o anúncio foi exibido. É o fator de maior peso no índice e tem como objetivo identificar o quanto seu anúncio está sendo relevante.
2 – Relevância
O Google procura entender o quanto as suas palavras chave, o texto do seu anúncio e o conteúdo da sua página de destino são realmente relevantes para o usuário, e se relacionam bem entre si e com a pesquisa realizada.
3 – Páginas de Destino
A página de destino é para onde o seu anúncio esta apontando, para isso o Google considerara a experiência dos internautas quando direcionados à sua página de destino ou Landing Page (a página após o clique no anúncio).
Nesse contexto são avaliados três aspectos Conteúdo relevante e original, transparência (confiabilidade) e navegabilidade.
Como conseguir um Índice de Qualidade melhor?
Bem agora que você entende o que é o Índice de Qualidade e sua importância para uma boa campanha, segue algumas dicas de como melhorar seu Índice de Qualidade.
Teste seus anúncios
A taxa de cliques (CTR) é o maior fator do seu Índice de Qualidade, e a melhor maneira de melhorar a CTR é testando novos anúncios.
Tenha como objetivo sempre vencer o desempenho de seus anúncios antigos, tornando-os cada vez mais relevantes para quem os vê.
Divida suas palavras-chave em pequenos grupos de anúncios segmentados
Quanto menos palavras-chave você tiver em cada grupo de anúncios, mais fácil será tornar seus anúncios relevantes e assim aumentar sua CTR.
Uma dica importante: um fator no Índice de Qualidade é sua CTR geral utilizada em toda a sua conta.
Assim a otimização de todos os grupos de anúncios de alto tráfego em cada campanha é altamente recomendada.
Torne suas páginas de destino relevantes
Pense no elemento da página de destino do seu Índice de Qualidade como aprovação / reprovação.
Se a sua página é lenta ou confusa para seus visitantes isso certamente prejudica a sua campanha, lembre-se que o Google leva em conta a experiência do usuário, quanto melhor, mais bem avaliado é seu anúncio e consequentemente seu Índice de Qualidade.
Por exemplo, se sua página de destino não contiver nada além de um formulário de inscrição por e-mail, coloque cópias, informações e navegação adicionais em sua página para que os visitantes tenham a liberdade de aprender mais sobre você antes de decidir compartilhar as informações com você.
Como regra geral, se seu Índice de Qualidade for quatro ou menor, é porque sua página de destino está mal pensada. Se você já tiver cinco ou mais, sua página de destino provavelmente estará bem e deverá priorizar seus CTRs.
Utilize palavras-chave negativas
Este é um método para melhorar sua CTR, com ele uma pequena alteração pode literalmente dobrar seus resultados.
O que são palavras-chave negativas?
Imagine que você vende um produto que trata a perda de cabelo nos homens. Uma boa chance de uma de suas principais palavras-chave serem a frase "perda de cabelo".
Mas as pessoas também pesquisam sobre "perda de cabelo" para seus animais de estimação. Como você lida com essas pessoas?
É aí que entram as palavras-chave negativas.
Você pode impedir que seus anúncios sejam exibidos para qualquer pessoa que pesquise a perda de cabelo de seu animal de estimação.
Além disso, você pode aplicar um conjunto de palavras-chave negativas a um grupo de anúncios específico ou a uma campanha inteira.
Agora, sempre que alguém pesquisar as palavras "perda de cabelo", mas também incluir as palavras "cachorro", "animal de estimação", "animal" ou "gato", seu anúncio será automaticamente impedido de ser exibido.
As Palavras-chave negativas são poderosas porque eliminam impressões irrelevantes.
Se você tiver mil impressões e 50 cliques, sua CTR será de cinco por cento.
Se você usar palavras-chave negativas para cortar metade dessas impressões e exibir para 500 pessoas, mas ainda assim conseguir 50 cliques, sua CTR passará de 5% para 10%.