Um novo paradigma está surgindo atualmente na interação web, e marcará uma mudança fundamental na forma como os desenvolvedores criam sites, mas, o mais importante como as pessoas interagem com esses sites.

Estamos falando da Web 3.0, onde cientistas da computação e especialistas em internet acreditam que esse novo paradigma tornará a vida das pessoas mais fácil e intuitiva.

Pois teremos aplicativos mais inteligentes, com melhores funções de busca, dando aos usuários exatamente o que eles estão procurando, uma vez que será semelhante a uma inteligência artificial.

 

Evolução na Web

Para respondermos o que é Web 3.0 precisamos primeiro entender as mudanças pelas quais a Internet passou ao longo dos anos, isto é, a Web 1.0 e Web 2.0.

 

A Web 1.0 (Internet Básica) era essencialmente um lugar onde as pessoas colocavam páginas de texto que as pessoas podiam ler, mas sem interação. 

Quem não se lembra do surgimento dos grandes portais como Aol, Uol e Yahoo, eles marcaram a chegada da web 1.0, ou a primeira geração de internet comercial.

Podemos definir a “Web 1.0″ como uma fase de baixa interatividade, ou seja, empresas utilizavam a internet apenas como uma televisão, publicando conteúdos e informações de seu universo, ou notícias, sem se preocupar muito com a opinião do usuário, que por sua vez, se comportava como um espectador passivo, sem poder contar com canais adequados de interação.

 

Já a Web 2.0 (era social) passou a permitir a interação do usuário com sites dinâmicos que agiam mais como aplicativos do que simplesmente páginas de informações.

Nessa etapa, os usuários passaram a criar conteúdos em vídeo, texto e fotografia, e essa foi a era dos blogs, canais do YouTube e redes de compartilhamento de fotos. 

Isso possibilitou o aumentou da interação virtual entre as pessoas e mostrou que a Web veio para ficar.

Já os sites criados para esse momento da internet passaram a possuir um layout claramente focado no consumidor e na usabilidade dos buscadores. Conceitos de otimização de site são uma das marcas da Web 2.0.

Por outro lado da Web 2.0 marcou o uso de dados dos usuários em larga escala por grandes corporações (Facebook, Google etc..), para armazenar e distribuir informações. 

Possibilitando que estas informações pessoais fossem usadas para prever probabilidades de compra ou de ações, como por exemplo, votar em um candidato político em detrimento de outro. 

 

Web 3.0 – O que vem por ai…

 

A Web 3.0 pode ser definida como uma suposta terceira geração de serviços baseados na Internet ou o que pode ser chamado de 'a Web inteligente'.

Aonde a web semântica (conceitos inteligentes onde cada informação vem com um significado bem definido e não se encontra mais solta no mar de conteúdo), tais como, microformatos, pesquisa de linguagem natural, mineração de dados, aprendizado de máquina, agentes de recomendação e tecnologias de inteligência artificial são utilizados para fornecer uma mais produtiva e intuitiva experiência de usuário.

Além disso, a Web 3.0, promete devolver a internet às mãos dos usuários, esse movimento utiliza avanços na tecnologia peer-to-peer (p2p), para criar serviços que protejam as informações dos usuários. 

Isto é, uma Web voltada para proteger a propriedade individual e a privacidade através de uma gama de tecnologias p2p.

 

Tendências tecnológicas

Uma das grandes diferenças da Web 3.0 sem dúvida a diversidade de várias tendências tecnológicas, que estão prestes a atingir um novo nível de maturidade.

A partir dessa perspectiva a Web 3.0 pode ser definida como uma terceira geração da Web, que possibilitará a convergência de várias tendências-chave e tecnologias emergentes, tais como:

  • Conectividade onipresente, adoção de banda larga e acesso à Internet móvel. 

  • Computação de Rede, modelos de negócios de software como serviço e interoperabilidade de serviços da Web. 

  • Tecnologias Abertas, APIs e protocolos abertos, formatos de dados abertos e plataformas de software de código aberto. 

  • Web Inteligente, novas tecnologias da Web e bancos de dados distribuídos, além de aplicações mais inteligentes, utilizando processamento de linguagem natural.

 

Como você pode perceber, a Web 3.0 será mais conectada, aberta e inteligente, permitindo que empresas ganhem inteligência competitiva, alcançando seus internautas de forma mais eficiente.

 

 

Posted on