Você já percebeu que algumas empresas têm um nome forte no mercado, e são facilmente reconhecidas e constantemente citadas quando o assunto são os produtos/serviços que comercializam, mas este efeito não acontece por acaso, ele acontece por um trabalho muito bem feito de gestão da marca, ou como é mais conhecido Branding.
Contudo, antes de falarmos sobre Branding, vamos entender um pouco mais sobre o conceito de marca.
A Marca de uma empresa
Para muitos, quando falamos de marca automaticamente associamos o logo da empresa ou o site, porém o conceito de marca vai muito além de um simples logo ou um site.
Podemos dizer que uma marca é tudo aquilo que remete a empresa, seja um logo, um site, o nome da empresa, suas cores etc.. Além disso, uma marca envolve a experiência que será passada ao CLIENTE, transmitindo assim valores e a percepção do negócio da empresa.
Como você pode perceber o conceito de marca envolve tudo, desde quando o cliente entra em contato com sua empresa, até quando o mesmo procura seus produtos ou serviços.
Desta maneira fica claro que marca, pode ser entendido como todas estas ações que contribuem para uma boa percepção e identificação da empresa junto ao seu cliente e, assim, pela provável preferência na hora da compra.
O valor de uma marca
O valor de uma marca é em grande parte fruto da relação dinâmica entre as empresas e os consumidores.
Conhecer o valor de uma marca é fundamental para que possamos entender como utilizá-la, defendê-la, expandi-la para novas áreas ou ajustá-la para que ganhe força com seus públicos estratégicos.
Estudos recentes compravam que consumidores tendem a preferir produtos de marcas especificas em detrimento de outras marcas, os motivos são diversos, vão desde qualidade, inovação, segurança etc...
Assim é correto afirmar que o valor de uma marca está associado à percepção que os consumidores fazem dela.
Só para termos uma ideia de quanto isso é importante, um estudo publicado pelo Brand Finance Global aponta que o Google é uma das marcas mais valiosas do planeta, a marca é avaliada em nada menos que US$ 109,4 bilhões, seguida pela Apple um com valor estimado na casa dos US$ 107 bilhões.
O que é Branding
Bem, agora que conhecemos o conceito de marca e a sua importância, podemos entender o que significa Branding.
Branding é a gestão que se faz sobre uma marca, em outras palavras, Branding é o trabalho realizado com o objetivo de tornar a sua marca mais conhecida, mais desejada, mais positiva na mente e no coração dos seus consumidores.
Podemos pensar em Branding como a identidade da empresa, que precisa ser única em todos os pontos, e ter uma clara conexão com os interesses e as necessidades do público que a empresa pretende atrair.
Por esse motivo é muito importante para as empresas trabalhem a sua gestão e auxiliarem a construir esta percepção de valor sobre empresa, assim uma boa gestão (Branding) geram uma boa reputação e um reconhecimento do cliente em relação à empresa, facilitando na melhoria dos resultados e até mesmo a redução de investimentos em publicidade.
Caso você queira entender mais sobre Branding, uma boa dica é o curso "Béaba do Branding" oferecido pela Brandster, segue o link para acesso.