O surto de COVID-19 foi declarado uma pandemia pela Organização Mundial da Saúde, causando enorme impacto na vida das pessoas, famílias e comunidades.

À medida que a resposta internacional continua a se desenvolver, sabemos que as organizações estão enfrentando vários desafios potencialmente significativos aos quais precisam responder rapidamente.

Com isso pequenas empresas do país e do mundo estão enfrentando muitos desafios no momento. 

Por isso, seu objetivo como proprietário de uma empresa ou profissional liberar é guiar sua marca nesse período desafiador. 

É hora de pensar nos seus negócios de uma nova maneira e dedicar esse tempo para se preparar para o futuro.

O modo como sua marca lidará com essa crise global nas próximas semanas determinará a rapidez com que você pode retomará suas operações. 

Pensando nisso, aqui estão alguns passos que você pode seguir.

 

1. FAÇA MARKETING CONSCIENTE 

Não é hora de criar uma nova campanha de marketing para aumentar suas vendas. 

Não ofereça vendas irracionais para se manter ocupado a não ser caso o seu ramo de negócio tenha haver com saúde ou algo relacionado, MAS tome cuidado com praticas que pode ser consideradas abusivas, estas podem trazer graves danos para a imagem da sua marca. 

Para os demais negócios devido à atenção do surto dificilmente qualquer campanha neste momento terá algum impacto positivo em seu público alvo. 

Assim é altamente recomendável não iniciar campanhas neste momento.

 

2. SUAS MÍDIAS SOCIAIS

Não tente fazer o COVID-19 parecer engraçado.

Se você planeja continuar usando a sua mídia social, use-a para se comunicar com seus clientes sobre suas operações, sobre as precauções que você esta tomando para garantir a segurança. 

Se você possui um restaurante pequeno e acabou de adicionar o delivery como um serviço para continuar a servir seus clientes, não deixe de falar sobre isso de maneira positiva.

Não use seu feed de mídia social com mensagens e estatísticas assustadoras concentrem-se apenas nos fatos e coisas que podem ajudar seus clientes a passar por esse momento difícil. 

 

3. SUA PRESENÇA / SITE ON-LINE

Pode ser um bom momento para cuidar das coisas pelas quais você não teve tempo nos últimos anos. 

Se o seu site já tem entre 5 e 10 anos considere fazer uma atualização no mesmo. 

Afinal quando este tempo conturbado passar você estará pronto para entrar no mercado com um ativo valioso. 

Se você estava pensando em adicionar vendas on-line, talvez este seja o momento. Você não poderá utilizá-lo imediatamente, mas é um investimento em longo prazo que pode mudar e melhorar seus negócios no futuro.

 

4. CONCENTRE-SE EM SEUS FUNCIONÁRIOS

No final do dia, nada importa mais do que manter seus funcionários e garantir que eles estarão com você quando as coisas voltarem ao normal. 

Esse certamente é o principal objetivo para pequenas empresas. 

Seu bem-estar, suas famílias, seu futuro e segurança devem ser o foco principal. 

Por isso, caso você possa ofereça a seus funcionários a modalidade de trabalho Home Office. 

Além disso, aproveite todos os subsídios do governo estadual e empréstimos para manter os funcionários em sua folha de pagamento. 

 

https://economia.uol.com.br/noticias/redacao/2020/03/17/governo-medidas-crise-coronavirus-covid-19-economia.htm

https://g1.globo.com/economia/noticia/2020/03/16/ministerio-da-economia-anuncia-novas-medidas-para-reduzir-impacto-do-coronavirus-veja-lista.ghtml

 

Afinal, eles são seu maior patrimônio.

Seja claro e honesto ao se comunicar com seus funcionários sobre o futuro e seus planos.

Além disso, este será um momento para todas as empresas acompanharem seus gastos, cadeias de suprimentos e renda. Isso também não significa que todos tenham que parar completamente suas operações. 

O fato de medidas de restrição estarem sendo adotadas pelos governos não significa que você deixará de fazer todas as coisas que seu negócio fazia no passado. 

Por isso, tenha calma e caso necessite consulte as linhas de crédito especiais que estão sendo abertas para este tempo de crise.

 

5. ADAPTE SEUS NEGÓCIOS SE PUDER

Nem todas as pequenas empresas têm a capacidade de se adaptar em um curto período de tempo.

Concentre-se nos ajustes que você pode fazer. 

Adapte seus serviços às necessidades do consumidor.

Não é o momento de obter as melhores vendas, mas é o momento de encontrar maneiras simples de manter seus negócios em andamento.

 

6. PAUSAR E REFLETIR

Pense em maneiras de melhorar seu negócio no futuro. 

Revise seus processos internos, faça reparos em máquinas que você está adiando, implemente um sistema de CRM para gerenciar seus clientes.

Em suma melhore o rastreamento do seu cliente.

 

7. FOCO NO FUTURO

Uma pequena quantidade de negócios e marcas lidará com essa situação da maneira certa. 

Seja esse negócio. 

As pessoas vão se lembrar de como você lidou com seu marketing no momento. Então, em vez de enviar sua mensagem hoje, concentre-se no futuro.

Quando as coisas se estabilizarem, verifique se você possui uma boa estratégia online. 

Isso significa planejar o Google Ads, exibir publicidade e enviar cartões postais promocionais.

Se você planeja isso agora, sua transição será muito mais fácil.

 

Mas acima de tudo permaneça forte. 

 

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