Em um mundo onde a mídia social é a principal plataforma de conversa e comunicação entre as marcas e seu público, a pergunta que sempre surge é: afinal devo ter um site para minha marca?

Afinal, as redes sociais são incríveis e revolucionaram a forma de se comunicar; com elas você consegue construir e difundir conteúdo próprio a um custo baixo e falar diretamente com quem pode ser seu cliente.

Além disso, com marketing digital, você pode ser muito mais personalizado e fazer um atendimento humanizado mesmo à distância. Isso é fato.

Mas será mesmo que dá para confiar nas redes sociais como a única solução para você conversar com seus clientes, divulgar sua marca e vender? É sobre isso que vou falar nesse artigo.

Vamos analisar os prós e os contras de ambos e descobrir por que os empreendedores ainda precisam de um site.

 

Mídia social

Uma das maiores diferenças entre páginas de mídia social e sites é que as páginas de mídia social são muito mais fáceis e rápidas de configurar.

Além disso, é seguro dizer que pouco menos da metade da população mundial está usando as mídias sociais - isso é 3.196 bilhões de pessoas.

O que significa que você pode aproveitar a popularidade das mídias sociais para alcançar seu público alvo, tudo se resume a segmentação e publicidade paga para você alcançá-los.

 

 

Resumindo, uma estratégia de mídia social profunda (conteúdo atraente e relevante), combinada com uma estratégia de publicidade paga tem o potencial de atrair a atenção de clientes em potencial e aumentar a visibilidade de sua marca, levando você para o próximo nível.

Embora tudo isso pareça ótimo, existem algumas desvantagens nas mídias sociais (que você pode compensar tendo seu site).

Vejamos os prós e os contras:

 

Os prós da mídia social:

A mídia social tem todos os benefícios do boca a boca, mas em uma escala muito maior. Se usado corretamente, você terá a oportunidade de alcançar milhões de pessoas que podem estar interessadas no que você faz.

As vantagens da mídia social incluem:

Potencial para aumento de vendas.

Potencial para uma classificação mais elevada nos motores de busca.

Feedback direto do cliente.

Você pode facilmente realizar pesquisas de mercado sobre seus clientes - uma visão mais ampla dos interesses deles.

Grandes oportunidades de networking com clientes e outras empresas.

Fácil de construir relacionamentos sólidos devido à interação para frente e para trás.

A capacidade de interagir com seus clientes diretamente em tempo real.

Acesso aos mercados internacionais (o público já está lá).

A configuração é gratuita e fácil de fazer.

Custos de manutenção zero.

É internacional - acesso a clientes / consumidores em potencial em todo o mundo.

Você é capaz de criar lealdade entre sua marca e o público por meio de suas atualizações e da maneira como interage com seus seguidores.

 

Os contras da mídia social:

Por mais incrível que pareça existem algumas desvantagens nas redes sociais, tais como:

Você pode passar horas criando conteúdo que obtém pouco ou nenhum engajamento.

Sem monitoramento diário, você perderá oportunidades - seu público espera respostas rápidas.

Se você não gastar tempo suficiente se envolvendo com seu público, perderá sua lealdade.

Feedback negativo exibido para todos verem.

É difícil de se destacar (altamente competitivo).

Você deve seguir o layout de design - Ao contrário de um site, você deve seguir o layout de design da plataforma que está usando.

A falta de controle - não há como impedir alguém de mencionar / compartilhar sua página de forma negativa.

O nível de relatório é muito menor do que em um site, pois você só obtém as informações que a plataforma social fornece.

É caro - sem um orçamento de publicidade em mídia social, é difícil atender e chegar ao seu público-alvo.

Não é seu - com a mídia social vem a falta de propriedade. A plataforma controla o conteúdo que você publica por meio de seu controle de termos e condições.

 

 

Não coloque todos os ovos no mesmo cesto

Particularmente acho arriscado acreditar em “únicas soluções” pra qualquer coisa que seja. Não existe uma receita mágica ou uma verdade absoluta. O sucesso normalmente é uma combinação de recursos.

O problema de você confiar unicamente nas redes sociais é que o Facebook, o Instagram, o Twitter ou qualquer rede social que você possa se lembrar, não pertence a você nem a sua empresa.

Quando você constrói um espaço para sua empresa nas redes sociais, você está usando o espaço de um terceiro. Nesse caso, de uma empresa que é dona da rede social onde você está presente.

Assim a audiência que você constrói nessa rede, pertence a ela e não é você. E é justamente aí que está o problema!

Por isso é recomendável que as empresas não devem tornar as redes sociais como a sua casa, mas sim, como canais de distribuição.

 

 

A ilusão da gratuidade das redes sociais

Por algum tempo, de fato as redes sociais foram um meio onde sem nenhum investimento, era possível alcançar uma grande audiência.

Contudo há alguns anos, muitas empresas deixaram de ter um site para estar apenas no Facebook. Porém, hoje, definitivamente não dá pra levar essa prática como regra.

Com a massificação das redes e a entrada em peso das empresas, as mídias sociais se tornaram um terreno extremamente disputado e você precisa investir se quiser alcançar público.

Além disso, as mídias sociais de uns anos para cá passaram a restringir o alcance do conteúdo das empresas, por exemplo, o Facebook restringiu o alcance de conteúdo para apenas 16% de toda publicação feita em sua plataforma, seja no Facebook e/ou Instagram.

 

 

Ter seu próprio site

Ter um site permite que você tenha controle total sobre sua marca, isso ocorre porque ele é seu, e assim você tem total propriedade sobre ele.

Além disso, quem decide sua aparência e o que ele diz e você, não se restringindo a plataformas de terceiros, outro ponto importante, é que ter um site dá a você segurança e certeza no que diz respeito à sua marca. 

Não há termos e condições que você precisa seguir, nem precisa se preocupar com o desligamento. Contanto que você pague por ele, seu site sempre estará online.

Assim ter seu próprio domínio também significa que você pode produzir conteúdo exclusivo para sua marca, como conteúdo na forma de blogs que só podem ser encontrados em seu site, dando a você a oportunidade de se classificar em mecanismos de pesquisa com palavras-chave específicas relacionadas aos seus serviços ou produto.

 

 

Os prós de um site:

É perfeito para referências - seus clientes existentes podem indicar sua empresa para seus amigos com um único link, dando-lhes acesso a absolutamente tudo sobre você.

É fácil de atualizar, pois você não esta restritos a termos e condições de uma plataforma de terceiros.

Estabelece uma forte identidade de marca online - ter o seu próprio domínio torna-o mais credível, criando imediatamente a confiança entre a sua marca e o público.

Você passa a ter endereços de e-mail personalizados que são excelentes para credibilidade, afinal com um site você configura um endereço de e-mail autêntico para você, seus parceiros e funcionários.

Você pode enviar atualizações por e-mail para sua base de clientes diretamente de seu site.

É econômico - considerando o que você receberá em troca; a construção de um site geralmente é uma taxa única e, assim, você terá um lar para sua marca para sempre.

Controle total - por ter seu próprio site, você tem muito mais opções em relação à aparência, sensação e recursos.

Marketing superior - As possibilidades de comunicação são infinitas, permitindo que você apresente sua marca ao público de forma mais criativa e exclusiva. Você pode adicionar vídeos, blogs, análises de clientes e perguntas freqüentes. O site é seu para criar não há limites.

Custos operacionais reduzidos - se você está vendendo algo, pode adicionar uma loja online, o que pode cortar enormes custos operacionais, como alugar uma loja física ou ter vários funcionários.

Um site online pode ser visitado 24 horas por dia - então não é mais necessário recusar clientes.

Totalmente rastreável - você pode rastrear todas as atividades em seu site; de onde vêm seus visitantes, quanto tempo permaneceram em cada uma de suas páginas individuais, quantas pessoas visitaram seu site, como o encontraram e quantas pessoas lhe enviaram mensagens ou e-mails. Isso torna um site perfeito para análises e relatórios detalhados.

Criação de links - se o seu conteúdo for forte o suficiente e você tiver muitos sites com links para você, os mecanismos de pesquisa verão seu site como uma fonte de informação relevante e valiosa, aumentando sua classificação nos mecanismos de pesquisa.

Aumento das vendas - quanto mais informativo for o seu site, mais visitantes você receberá, e quanto mais alta sua classificação nos mecanismos de pesquisa, maior a probabilidade de você realizar vendas.

Por fim, se você possui o Google Meu Negócio faz todo o sentindo ter um site, afinal este será o primeiro contado do seu potencial cliente com a sua marca.

Notável, não é? Claro, pode haver algumas desvantagens em ter seu próprio site, mas nada que você não possa controlar.

 

Os contras de um site:

Manter - se você tem um grande site rico em conteúdo, mantê-lo mantido pode exigir muito tempo e esforço.

Esforços de marketing - assim como nas mídias sociais você terá que trabalhar para aumentar o tráfego para seu site. Você precisará de uma estratégia de marketing digital detalhada para fazer isso.

 

Conclusão

Como você viu independente do seu tipo de negócio ter um site ainda é essencial para sua estratégia online, pois ele deve ser o centro de sua presença online e as mídias sociais devem ser a sua ferramenta de marketing servindo como canais para o seu negócio. 

Afinal, os dois andam de mãos dadas e são cruciais para o sucesso online na era moderna. Então, para resumir este artigo, podemos dizer que na era digital, você precisa de um site, mas também precisa das mídias sociais.

Até porque com seu próprio site, você tem controle total sobre sua presença online, e utiliza as mídias sociais como um canal de atração para o seu negócio. 

 

Posted on