As mídias sociais são uma ferramenta imensamente poderosa que, quando usada corretamente, pode aumentar a percepção e a percepção da marca, crescer uma base de clientes fiéis e demonstrar um serviço ao cliente 'sempre ativo'.

No entanto, para ter uma presença on-line estabelecida, consistente e bem-sucedida, primeiro deve haver uma estratégia forte. 

Caso contrário, as organizações estão perdendo uma grande oportunidade, mas a grande dúvida é como criar uma estratégia que seja eficaz e atinja com bons resultados o público alvo do seu negócio.

Pensando nisso, seguem seis etapas simples para começar uma boa estratégia de Marketing Digital.

 

Avalie os concorrentes

Como no início de qualquer grande projeto quando se trata de planejamento, a pesquisa é fundamental. 

E, um ótimo lugar para começar é analisando o que já existe.

Ter a compreensão do que seu concorrente esta divulgando pode fornecer algumas dicas importantes sobre o que funciona - e o que não funciona.

Para isso, existem várias ferramentas capazes de fornecer análises integradas dos concorrentes. 

No entanto, é importante compilar suas próprias descobertas, a fim de entender o que funciona melhor para os seus negócios e como devem continuar atualizando sua estratégia para permanecer relevante.

Onde um público é mais ativo?

A escolha dos canais certos para envolver seu público-alvo de uma organização ajudará o poder em que sua empresa deve dedicar a maior parte de seus esforços para gerar mais engajamento, tráfego e vendas. 

Por exemplo, o Facebook pode ter mais de dois bilhões de usuários, mas isso não significa necessariamente que gerará os resultados certos se o público desejado não estiver ativo lá.

Neste sentindo, a utilização do Google Analytics pode ajudar nessa pesquisa, descobrindo dados demográficos, comportamentos de compra e atitudes - o que pode permitir que o conteúdo da mídia social seja adaptado para se adequar à base de clientes.

Além disso, cada plataforma on-line hospeda sua própria plataforma de análise interna para obter mais informações.

A verificação das peculiaridades de cada rede social e do público-alvo que esta nela pode ajudar você a orientar a direção de uma estratégia fiel à sua marca.

 

Estabeleça metas e objetivos

Agências de marketing em todo o mundo são orientadas por atividades mensuráveis. 

Por quê? 

Porque sem mensuração, não haveria uma ideia clara de ROI, do desempenho da marca ou da atividade do cliente. 

Portanto, antes mesmo de iniciar um plano, você deve garantir que as metas e os objetivos sejam identificados e se adequem aos canais escolhidos.

Por exemplo, 'Aumentar o envolvimento no Instagram' não é exatamente mensurável. 

 

 

Assim a meta correta deveria ser: 'Aumentar o envolvimento em 20% por meio de conteúdo relacionado a vídeos no Instagram nos próximos três meses'. 

Ao estabelecer metas claras e alcançáveis você possibilita uma mensuração e consequentemente uma proteção melhor do seu tempo e recursos. 

 

Adapte as comunicações

Seja tentando informar, entreter ou persuadir o público, você nunca deve adotar uma abordagem abrangente dos canais onde sua marca esta. 

Em primeiro lugar, porque é enganoso pensar que uma mesma mensagem funciona para todos os canais. 

Em segundo lugar, uma abordagem personalizada permite que os clientes tenham uma ideia real do que o conteúdo está tentando alcançar.

Você deve sempre considerar a aparência de uma postagem antes de clicar em Enviar. 

A compreensão de como cada canal funciona assim como suas particularidades ajuda a melhorar sua abordagem e torna-lá humanizada criando assim mais interação.

 

Monitore

É nesta fase que a avaliação entra em jogo. 

O uso de ferramentas de insight pode ajudar a sua marca a entender quando um público está mais ativo e quando as postagens devem ganhar mais exposição.

Os dados são essenciais durante toda a implementação de uma forte estratégia de mídia social. 

Ele não para na fase de pesquisa, todo conteúdo que chega deve ser analisado  em detalhes, e utilizado posteriormente para moldar o próximo post. 

Essa percepção pode ajudar você a gerar mais engajamento em relação à atividade da sua campanha, das ofertas de produtos e anúncios interessantes.

Ao revisar com frequência o desempenho e avaliar o que está funcionando - e o que não está -, você começará a enxergar melhores oportunidades para seu público alvo, no momento certo, com um estratégia matadora.

 

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