A cada dia que passa as mídias sociais tem ocupado um papel de maior importância entre as empresas e seus clientes, pois permitem uma maior interação.

Facebook, Twitter, Instagram, LinkedIn são apenas alguns dos exemplos de mídias que se tornaram fenômenos e que vieram para ficar.

Segundo uma pesquisa realizada este ano pela Nielsen, empresa global de informações e insights sobre consumidores, o desejo de dar opiniões sobre produtos e serviços é citado por nada menos que 68% dos usuários das redes sociais, isto é, cada interação que sua empresa posta impacta em um número exorbitante de pessoas, que tendem a comprar ou não seus produtos ou serviços.

Com esses dados é fácil perceber a importância que a utilização correta das mídias sociais podem fazer pelos seus negócios.

Vantagens que fazem diferença

Uma das principais vantagens quando falamos em mídias sociais e a utilização da extraordinária massa de informações disponíveis, que ajudam a entender melhor seus clientes, consequentemente aumentando suas vendas.

Outro ponto importante é que por serem bidirecionais, um bom contato ou suporte pode ajudar você a fidelizar ainda mais seus clientes e até a atrair novos clientes ou parceiros.

Contudo, estas vantagens requerem uma estratégia muito bem definida, assim ao se propor uma estratégia em uma mídia social, a primeira coisa a ser feita é medir os objetivos que a empresa quer atingir.

Utilizando para isso as perspectivas dos usuários que irão colaborar com a empresa nas redes sociais, isto é o público alvo, baseados em pesquisas e/ou no modelo do Buyer Persona (cliente ideal), sendo que estes objetivos devem ser facilmente identificáveis e significativos para o público a ser atingido.

Custo vs Retorno
Neste momento você pode estar pensando…

Deve ser muito caro realizar campanhas de marketing nas mídias sociais 🙁

A resposta é não 🙂

O Marketing digital custa 62% menos que o Marketing tradicional, além do que no mundo digital não importa o tamanho da sua empresa, mas a qualidade do conteúdo oferecido (Marketing de conteúdo), isto é, criar maneiras sutis de atingir os anseios e necessidades do seu público alvo sem forçar as vendas, consolidando assim sua marca.

Portanto, como vimos não devemos subestimar o poder da mídia social, mas usá-la como uma poderosa ferramenta de marketing, criando novas oportunidades e garantindo assim a consolidação da sua marca no mundo digital.

Posted on