Em uma época onde tudo parece se resumir ao uso das redes sociais e aplicativos móveis, os sites foram sendo deixados em segundo plano nas estratégias de muitas empresas. 

E comum muitas pessoas se perguntarem se ainda é necessário para uma empresa ter um site!

A resposta para essa pergunta é fácil: sim, os sites continuam a ter a sua importância quando pensamos na descoberta e aquisição de novos clientes. 

Para que você possa ver a importância de ter um site para o seu negócio, conheça algumas das razões pelas quais os sites ainda tem grande importância nas estratégias de comunicação das empresas, e porque não ter um website pode estar prejudicando o seu negócio.

 

Google, o rei das pesquisas

Quando você precisa encontrar um tipo de estabelecimento próximo à sua casa, em que lugar você pesquisa primeiro: nas redes sociais ou Google? 

Bem, saiba que a maioria das pessoas recorre ao Google. 

Uma pesquisa realizada em 2016 indicou que apenas 5% das pessoas nunca usaram os mecanismos de busca para encontrar algum comércio.

Em outras palavras, isso significa que estar bem ranqueado no Google continua sendo fundamental para aumentar as chances de que a sua empresa seja a escolhida pelos usuários. 

Por essa razão, ter um site continua sendo uma das maneiras mais eficientes de aumentar as possibilidades de novos clientes.

 

Consumidores conferem o site antes de tomar uma decisão

Um relatório produzido pela Local Search Association (LSA)  indicou que 63% dos consumidores preferem conferir mais informações sobre uma empresa por meio de um site oficial. 

Curiosamente, mesmo com o aumento no uso das redes sociais, esse percentual se manteve inalterado. 

Em 2015, a mesma pesquisa apontou um índice de 60% nesse mesmo fator. Isso significa que os sites se tornaram um elemento de validação da informação obtida não apenas via mecanismos de busca, mas também por meio das redes sociais.

Empresas sem um site são malvistas pelos consumidores

A regra é antiga, mas ainda vale: “se você não está no Google é porque você  não existe”. 

Esse pensamento surgiu mesmo antes do sucesso das redes sociais, contudo ainda hoje podemos usar essa linha de corte como parâmetro. 

Uma pesquisa recente descobriu que pelo menos 30% dos consumidores deixam de lado as empresas quando, na hora das pesquisas, descobrem que elas não têm um site.

 

Proximidade influencia no resultado das buscas

Mecanismos como o Google são integrados ao Google Maps. Isso significa que, a partir da localização de quem faz a busca, os resultados podem ser diferentes. 

Assim, se por um acaso você for o único na sua região com um site bem otimizado, é muito provável que você acabe aparecendo por primeiro.

Este tipo de benefício as redes sociais ainda não são capazes de oferecer. 

Por lá, as buscas ainda são muito mais direcionadas e é mais importante ter frequência de postagens e alcance do que qualquer outra coisa.

 

Um site traz confiança na empresa

Segundo pesquisa conduzida pela Universidade de Stanford  46% dos consumidores decidem o quanto uma empresa é confiável após uma visita ao site. 

Itens como design, layout de fácil navegação e até mesmo a tipografia utilizada são considerados na formação de uma “primeira impressão” sobre a empresa.

Em outras palavras, não basta ter um site no ar, é preciso ter uma boa página e que atenda as necessidades que o seu público espera.

Ainda segundo a pesquisa, imagens de qualidade dos produtos em um website são decisivas na hora da compra online para 75% das pessoas.

 

Facebook e seus algoritmos

Recentemente o Facebook anunciou uma mudança nos seus algoritmos, essa recente mudança de algoritmo focou na promoção de conteúdo “significativo” de familiares e colegas em vez de publicações de páginas públicas ou de negócios.

Com isso o alcance das páginas de empresas e prestadores de serviço diminuiu, segundo Um estudo do Edgerank Checker entre fevereiro de 2012 e março de 2014, o alcance orgânico de uma Página do Facebook em média caiu de 16% para 6,5%

Com base nos números acima, isso significa que uma Página com 10 mil fãs poderia esperar que apenas 650 deles realmente vissem as publicações da Página em seus Feeds de Notícias.

 

 

Assim, se você tem apenas uma página no Facebook pode estar deixando escapar muitas oportunidades.

Afinal, diferente do Facebook quando sua empresa tem um site você tem a absoluta certeza que todo visitante verá o conteúdo da sua página sem limitações. 

 

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