Imagine ter o seu próprio negócio e de quebra conseguir aquele tempinho para o lazer ou com a família.

Seria um sonho, não é mesmo?

Com o empreendedorismo digital isso é possível!

 

Empreendedorismo digital

Contudo, antes de falarmos sobre negócios digitais, precisamos entender o que é Empreendedorismo digital.

Empreendedorismo digital é um conceito que se baseia na estratégia de estruturar um empreendimento focando principalmente no meio digital, isto é, que o modelo de negócios vai oferecer produtos ou serviços pela internet, através de sites, blogs, redes sociais e demais canais online.

 

Empreendedorismo digital no Brasil

No Brasil o empreendedorismo digital tem aparecido como uma alternativa para quem busca sua independência financeira.

Afinal com o aumento no número de internautas e a popularização do acesso por meio de dispositivos móveis, a internet se tornou um dos ambientes de negócio com maior potencial de crescimento.

Para se ter uma ideia do potencial do empreendedorismo digital no país o setor  de e-commerce faturou só no ano passado R$ 61 bilhões!

E o melhor vem agora, espera-se para 2019 um crescimento de quase 25% em relação ao ano passado!

Vantagens do Empreendedorismo digital

 

Baixo custo

Sem dúvida uma das maiores vantagens é o custo, diferentemente de um empreendimento tradicional, que seria necessário investir muito dinheiro com infraestrutura, empregados, aluguel do estabelecimento, etc.. no Empreendedorismo digital com pouco dinheiro você consegue abrir o seu negócio online rapidamente!

 

Flexibilidade

Com o Empreendedorismo digital  é possível ter um horário preferido para realizar as suas atividades, assim como uma forma específica de executá-las.

Assegurando uma maior flexibilidade e uma melhor qualidade de vida ao permitir conciliar a rotina pessoal e o trabalho.

Contudo, se o seu nicho de negócios atende em horário comercial, você está restrito aos horários predefinidos, assim como aos procedimentos estabelecidos para as tarefas.

 

Barreiras geográficas

Em muitos negócios tradicionais, as empresas ficam restritas a negociar com clientes que residam perto da empresa, seja no bairro, cidade ou estado. 

No entanto, ao utilizar o empreendedorismo digital a barreira geográfica é eliminada, já que você pode vender para qualquer lugar do Brasil e do mundo! Obtendo com isso um lucro maior.

 

Maiores oportunidades

Não tendo barreiras geográficas as possibilidades de novos negócios são muito maiores, além disso, negócios digitais estão ‘abertos’ 24 horas por dia, inclusive de fins de semana, assim é possível realizar vendas por um período muito maior de tempo.

Neste sentindo, ter um site bem configurado, e por consequência bem ranqueado no Google é garantia de boas oportunidades, pois a empresa consegue atrair mais clientes do que uma empresa física pode suportar.

Caso você já tenha um negócio digital mas não conhece os critérios de ranqueamento do Google, clique aqui!

 

Empreendedor digital, o que é preciso?

Bem, agora que você já conhece as vantagens de se trabalhar com um negócio digital, é fundamental escolher um ramo ou tipo de negócio que seja do interesse, e sair em busca de todas as informações necessárias para se tornar um especialista no assunto.

Afinal, só assim é possível oferecer algo relevante para a audiência.

Lembre-se também, que diferente de um negócio tradicional, na internet as pessoas sempre estão em busca de soluções e ajuda para seus problemas e dúvidas, por isso, é preciso ter uma imensa vontade de ajudar as pessoas e resolver seus problemas.

Através de conteúdos que informe e auxiliem as pessoas em suas dúvidas, e tomadas de decisão!

 

Primeiros passos

 

Escolha um nicho

Tão importante quanto ter vontade de começar, é preciso primeiramente definir em qual nicho de trabalho você ira atuar.

Neste sentindo procure trabalhar em nichos mais específicos, evitando assim a grande concorrência de grandes empresas.

Para facilitar a escolha, você deve listar as suas habilidades, interesses, assuntos que você domina.

Por isso, priorize as tarefas que você gosta, desse modo, será mais fácil encontrar um negócio online que você gosta e que seja prazeroso trabalhar. 

Outra dica é acompanhar as tendências do mercado do nicho que você escolheu, para com isso oferecer uma solução ideal para o público com que você vai trabalhar.

 

Crie um canal

Após determinar seu nicho e consequentemente seu público alvo, você deve selecionar um meio para entrar em contato com ele. 

Seja através de um site, uma loja virtual, blog, vídeos para o YouTube, cursos online, etc.. O importante na sua escolha é optar pela ferramenta que tenha mais a ver com você e seu cliente.

Neste sentindo, ao optar por ter blog, site ou loja virtual, é necessário comprar um domínio, pois isso permite a criação de uma marca exclusiva e evita problemas no futuro.

 

Audiência

Bem, depois de escolhido nicho, e criado seu canal com o cliente, o passo seguinte é produzir conteúdo relevante, para isso, você deverá utilizar o marketing de conteúdo e, assim, assegurar um melhor ranqueamento e mais visibilidade para a sua página.

Ou em outras palavras, produzir materiais que instruam e esclareçam as dúvidas de seus clientes, desta forma, você credibilidade, e com isso o tráfego do seu canal aumenta, colocando sua página nas primeiras posições do Google.

Afinal uma melhor colocação permite que você seja encontrado mais facilmente, obtendo mais visitas e, um maior número de vendas.

 

Divulgação!

Eu sei que você já deve ter lido que é possível divulgar seu negócio de graça, sem dinheiro algum!

Infelizmente existem muitos picaretas que vivem de iludir pessoas, oferecendo ‘milagres’, contudo não caia nessa armadilha!

Como você já deve ter notado, assim como um negócio tradicional, negócios online precisam de divulgação, e quando pensamos em divulgação estamos falando em investir em campanhas patrocinadas, seja elas no Google ou no Facebook.

Infelizmente isso vai dinheiro, contudo a grande diferença para as mídias tradicionais, e que ao utilizar o Marketing Digital você segmenta o público alvo, e com isso você atinge as pessoas que realmente tem interesse pelo que você oferece, e consequentemente você gasta menos dinheiro e tem melhores resultados.

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