Olá tudo bem com você?

Antes de tudo quero lhe desejar um feliz ano novo cheio de muitas realizações. 

Dito isso, mais um ano que começa e ao que tudo indica 2020 promete ser um ano de retomada da economia, segundo um relatório publicado no dia 20 de dezembro pelo Ibre-FGV (Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas), a expectativa do instituto é que o desempenho da atividade econômica quase dobre em 2020 em relação ao ano passado.

Ou seja, em outras palavras 2020 será um ano propício para os negócios, principalmente para os negócios online, e isso nos leva a uma importante questão, como se preparar para aproveitar a retomada econômica do país?

 

 

 

Durante o ano de 2019 me debrucei sobre como melhorar e atrair novos clientes a partir de plataformas online, ou seja, nossos websites, assim sempre que pesquisava por soluções ou temas que abordassem essas melhorias me deparava com a seguinte frase “Sites Inteligentes”. 

Mas afinal o que é um site inteligente, será que é um site feito exclusivamente com programação (php, asp. net), usando inteligência artificial, ou tudo isso junto?

Pesquisando sobre esta palavra chave alguns dos registros me apontavam os famosos “CMS” (Content Management System), ou seja, Wix, Joomla, Wordpress etc...

Mas ao ver os resultados da pesquisa, eu me perguntava se um CMS é mesmo tão inteligente assim, afinal nos últimos anos com o avanço crescente dos algoritmos de pesquisas dos mecanismos de buscas vários destes CMS principalmente os citados no texto sofreram penalidades, seja por causa da lentidão dos seus sistemas ou pela má codificação para SEO.

 

O SEO a grosso modo é a maneira pela qual os algoritmos de pesquisa leem os websites, assim o SEO é algo vital independente do nicho de atuação online de uma empresa, um SEO mal feito, impacta não só na colocação do seu website, como também no valor gasto para divulgar seu website.

Em suma, não necessariamente criar páginas automáticas e incluir componentes pode ser chamado de algo inteligente, no máximo seria algo prático, mas a que custo? 

Afinal um website mal visto pelos mecanismos de buscas é certamente um website que sai bem atrás dos seus concorrentes.

Bem, agora que descartamos os CMS como inteligentes, a pergunta continua, oras o que é um site inteligente? 

Bem para chegar a uma definição do seriam "sites inteligentes" procurei buscar em vídeos, materiais e webinars, que me ajudaram a formar uma ideia do que o Google entende e prevê para os próximos anos sobre o que é um site inteligente. 

I love Google!

Ok, sem mais rodeios, sintetizei em uma frase, eis o que é um website inteligente.

 

“Websites Inteligentes são aqueles que melhoram a experiência do visitante (UX), visando atingir uma maior conversão de clientes”.

 

 

Ualllllll!!!!! 

Eu acredito logo de cara que esta frase faça muito sentido, afinal se formos friamente pensar, para uma empresa ou um profissional liberal qual a finalidade de ter sua empresa online senão atrair clientes?

Contudo este insight nos leva a uma outra questão, como melhorar a experiência dos nossos visitantes e aumentar assim aumentar nossas conversões?

 

Pergunta difícil, não?

Bem vendo os vídeos, materiais e webinars me ajudou não só a formular esta frase, mas também a responder a essa questão, que é na minha visão o pulo do gato.  

Contudo este artigo ficaria gigantesco e enfadonho se eu falasse sobre todas estas ferramentas, assim separei em 6 temas, que vou procurar comentar a cada dois meses, cada tema abordando uma ferramenta que pode ser usadas para melhorar HOJE (você não leu errado) o seu negócio.

Assim, como eu sei que você deve estar curioso a respeito disso, segue um mini spoiler dos temas que serão abordados.

 

Superando a mentalidade do cartão de visitas e divulgando seu website


 

 

 

 

Eduardo, isso não é uma ferramenta cara! Hello!!!!

Sim é verdade pequeno Gafanhoto, mas também e verdade que sem divulgação você não atrai visitantes, sem visitantes como melhorar a experiência dele? E o pior como converter visitantes em clientes se não há visitantes? :( 

Assim não há como adotar qualquer ferramenta, é transformar o website sem um público, por isso mesmo não sendo uma ferramenta resolvi escrever sobre este tema. 

Vou lhe mostrar por A mais B porque é essencial divulgar seu website, além de lhe mostrar tendências, analises e comparativos (nacionais) sobre a importância da divulgação.  

 

Pesquisas por voz

Como as pesquisas por voz podem ajudar o seu negócio melhorando a experiência do usuário e possibilitando um melhor ranqueamento nos algoritmos de buscas.

 

Mapas de Calor

Veja o que o seu visitante faz em seu website, é analise a navegação para obter ideias e otimizar a conversão e consequentemente experiência do usuário.

 

Chat Bots

Personalize o atendimento dos seus visitantes, e melhore assim as estratégias de branding e engajamento, fortalecendo ainda mais a sua marca. 

Testes A/B

Tenha um feedback em tempo real das mudanças e campanhas do seu site, mensure com precisão as alterações do website, melhorando cada vez mais suas campanhas online. 

 

E por fim, a cereja do bolo, 

Utilizando a Inteligência Artificial para melhorar seu websites e suas campanhas de divulgação

Veja como utilizar a Inteligência artificial para melhorar a experiência do seu usuário e também suas campanhas online (sim você não leu errado). 

E possível utilizar os benefícios da Inteligência artificial na melhora real do seu negócio. 

 

Todas as ferramentas que eu indiquei podem ser usadas “HOJE” na prática para o seu negócio, possibilitando que o seu site não seja apenas mais um layout bonito, mas sim uma verdadeira plataforma de negócios. 

Posted on