É de conhecimento geral o impacto que Coronavírus esta causando nas economias ao redor do mundo.
Por isso, neste momento é vital pensar em estratégias para minimizar o impacto da pandemia em seus negócios.
Pensando nisso, seguem algumas ações que podem ser adotadas para minimizar o impacto do Coronavírus em seu negócio:
Agências de Viagens
No turismo, promova viagens locais, onde seu cliente pode ir de carro com a família, sem ter contato com muitas pessoas. Outra grande oportunidade é mostrar para seu cliente que ele não vai perder dinheiro comprando a passagem de fim de ano agora.
Afinal, seu cliente não tem medo de viajar, e sim de perder o dinheiro investido caso a viagem seja cancelada. Dê essa segurança ao seu cliente, diga que ele pode adiar a viagem, e remarcar em outra época do ano.
Hotéis e pousadas
A principal estratégia para não perder suas reservas e evitar o reembolso dos clientes, para isso caso seja possível ofereça a opção de remarcação gratuita.
Procure também oferecer pequenas vantagens para o cliente que reagendar uma data com antecedência.
Academias
No caso das academias uma estratégia interessante é disponibilizar vídeos nas suas redes sociais. Com professores repassando exercícios para serem feitos em casa, gerando mais autoridade para sua empresa e conquistando assim mais clientes quando a crise do Coronavírus passar.
Bares e Restaurantes
A dica aqui é o investimento no Delivery.
Com um movimento menor nas ruas, a expectativa é de que a entrega em domicílio ou a retirada no restaurante aumentem significativamente, abrindo um novo mercado para restaurantes que ainda não atuam nestes segmentos.
Eventos
Quando se trata de eventos uma boa estratégia é tentar remarcar as datas evitando ao máximo o cancelamento.
Para isso, disponibilize para o seu público a opção de continuar com o ingresso válido para a nova data, se possível Se possível, ofereça alguma vantagem, brinde ou benefício para aqueles que decidirem manter o ingresso.
Escritórios de Advocacia
Com o avanço da pandemia novos decretos e portarias têm sido editados para combater o vírus e tentar amenizar os efeitos do mesmo.
Com isso haverá um aumento na demanda, nas áreas tributárias, contratual e trabalhista das empresas.
A dica para este tipo de negócio e oferecer consultoria para seus clientes, afinal muitos clientes estão buscando orientações em decorrência dos efeitos da crise na economia, com reflexo direto nas receitas das empresas. Existe uma preocupação com o não cumprimento dos contratos, que gerará um perverso efeito em cadeia na economia.
Comércio
Infelizmente o Comércio é um dos setores que serão mais afetados pela pandemia, por isso, o foco deve ser em tentar diminuir o prejuízo.
Assim como os bares e restaurantes, invista na opção de entregar produtos na casa dos seus clientes.
Pedidos via Whatsapp com entrega (ou retirada) programada, são excelentes opções.
Se isso não for possível, invista na reativação de clientes antigos. É mais fácil você vender para um cliente que já comprou de você e já possui carinho pela sua marca.
Salões de Beleza
Com o movimento ‘fique em casa’ se espalhando em meio à pandemia de Coronavírus, muitos salões de beleza estão vendo seu faturamento cair, neste setor a dica é investir em agendas reduzidas, fazendo escalas de profissionais para atendimentos, oferecendo mais espaço entre uma cliente e outra no salão, com um fluxo menor de pessoas transitando, amenizando assim os custos ao longo desse período.
Procure investir também na higienização dos ambientes para garantir uma maior sensação de segurança.
Prestadoras de Serviços
Em momentos de crise econômica muitas empresas optam por congelar futuros projetos, assim procure centralizar os seus esforços retenção dos atuais clientes.
Infelizmente este não é um bom momento para investir em campanhas para novos clientes.
Por isso, garanta que seus clientes estão sendo bem atendidos e ofereça soluções pró ativas para que eles sintam que podem contar com você no momento de crise.
Procure também investir em reativação de clientes antigos. Neste caso, foque em clientes que não tenham sido tão atingidos pela crise.
Escolas e cursos
Neste atual momento uma boa solução é o investimento em plataformas online para seus cursos.
Caso você ainda não possua, essa é a hora de fazer isso!
Ofereça também Hangouts com professores para sanar dúvidas, este tipo de solução é simples e precisa de pouco tempo de preparação.
Outra dica interessante e criar comunidades/grupos tanto no Whatsapp quanto Facebook, para o envio de conteúdo e discussão com os alunos.
Crie também um ambiente para centralização de materiais em nuvem (uma pasta no GoogleDrive, por exemplo) onde os alunos possam consultar os conteúdos.