Noventa e um por cento dos profissionais de marketing investem em publicidade no Facebook no ano passado.

 

E é fácil entender por que, afinal mais de 1,4 bilhão de pessoas usam o Facebook todos os dias e, em média, cada pessoa gasta em média 50 minutos por dia no Facebook, Messenger e Instagram.

Isso é muita coisa!

E não importa quem seja seu público (idade, sexo, ocupação, etc..), você certamente os alcançará através dos Anúncios do Facebook.

Então a questão se torna em saber como os profissionais de marketing criam, gerenciam e analisam seus anúncios no Facebook?

A resposta curta é o Facebook Ads Manager.

No entanto, o Facebook Ads Manager pode parecer intimidador à primeira vista.

Mas não tenha medo, o Ads Manager é uma ferramenta incrível, que oferece tudo o que você precisa para otimizar seus anúncios e entregar campanhas bem-sucedidas.

Para te ajudar a criar boas campanhas, neste artigo você verá tudo o que precisa saber para se familiarizar com o Facebook Ads Manager, incluindo como gerenciar e analisar seus anúncios e criar relatórios de anúncios detalhados que sua equipe adorará.

 

Mas onde encontrar o Facebook Ads Manager?

 

Bom, para acessar seu Gerenciador de anúncios do Facebook, clique na seta suspensa no canto superior direito de qualquer página do Facebook e escolha "Gerenciar anúncios" no menu suspenso (ou você pode usar o aplicativo móvel do Facebook Ads Manager, que será mencionado abaixo).

 

 

Você será levado à sua página de contas de anúncios do Facebook, onde haverá uma visão geral rápida de suas contas de anúncios.

Se você tiver acesso a mais de uma conta de anúncio, é aqui que você também pode selecionar qual conta gerenciar.

 

Como alternativa, você pode acessar https://www.facebook.com/ads/manager .

 

Como configurar seus mais de uma pessoa em sua conta de anúncios

 

Se você deseja permitir que outras pessoas gerenciem e criem anúncios no Facebook com sua conta de anúncio, será necessário conceder a eles acesso à conta de anúncio e atribuir a eles as funções de publicidade apropriadas. Aqui estão algumas etapas rápidas para fazer isso:

 

Etapa 1: navegando até as configurações da conta de anúncio

Clique no ícone do menu de hambúrguer e passe o mouse sobre "Todas as ferramentas" e escolha " Configuração da conta de anúncio ".

Se você não encontrar essa opção, você deve clicar primeiro em “Gerenciador de anúncios” e depois seguir as etapas mencionadas anteriormente.

 

 

Etapa 2: adicionar um usuário

Para adicionar um usuário selecione “Configurações do negócio" na tela que abre clique em Usuários e em Pessoas, depois clique no botão “Adicionar um usuário”.

 

 

Etapa 3: atribuir a função apropriada

A etapa final será selecionar a função apropriada para esta nova pessoa que foi adicionada.

Dica: As funções da página do Facebook, do Facebook Business Manager e da conta de anúncio não são as mesmas. Mesmo se você for o administrador da página do Facebook ou do gerente de negócios da sua empresa, talvez não tenha acesso à conta de anúncio da sua empresa.

 

 

 

Encontrar o seu caminho no painel do Facebook Ads Manager

 

Você poderá gerenciar todos os aspectos de sua experiência com anúncios do Facebook por meio do painel do Facebook Ad Manager.

Aqui é onde você encontra todas as ferramentas, menus e botões essenciais.

1. Barra de navegação superior

2. Criar um anúncio 

3. Filtros de anúncios do Facebook

4. Filtros de estatísticas

 

 

Entrarei em detalhes sobre essas opções nos tópicos abaixo.

Contudo, sinta-se livre para clicar nos links rápidos acima para ir para a seção relevante ou usar CTRL + F ou CMD + F para encontrar qualquer frase exata de que você precisa.

 

Encontre o seu caminho no Facebook Ads Manager

 

Aqui está um rápido resumo das principais opções na barra de navegação superior:

Menu: o Facebook atualizou recentemente o painel e moveu a maioria das opções para esse menu. Clicar no ícone do menu de hambúrguer exibe todas as opções de publicidade do Facebook, como Gerenciador de anúncios, Editor de energia, Configurações da conta de anúncio e muito mais.

Pesquisa: a barra de pesquisa permite pesquisar suas campanhas, conjuntos de anúncios, anúncios e perguntas frequentes (FAQs).

Notificações comerciais: clicar no ícone do globo mostra apenas as notificações das suas páginas do Facebook.

Suas páginas: clicar no ícone de bandeira permite acessar rapidamente qualquer uma das suas páginas do Facebook.

Ajuda: por trás dessa opção, você pode acessar dicas de publicidade no Facebook, perguntas frequentes e glossário de anúncios.

 

 

Criando e editando anúncios no Facebook

 

Para começar a criar um anúncio, basta clicar no botão verde "Criar anúncio" em destaque no canto superior direito do seu Facebook Ads Manager.

Depois de clicar para criar um novo anúncio, você terá que escolher o objetivo do anúncio, seja em: como promover sua página no Facebook, obter mais iterações, melhorar suas postagens etc.

 

Como editar anúncios usando o Facebook Ads Manager

 

Pode haver momentos em que você queira editar seus anúncios no Facebook.

Por exemplo, você pode perceber um erro de digitação no seu anúncio somente após a criação do anúncio.

Ou um conjunto de anúncios está com bom desempenho e você deseja aumentar seu orçamento.

Independente do motivo, para editar uma campanha, conjunto de anúncios ou um anúncio existente no Facebook, passe o mouse sobre o nome do anúncio e clique nos ícones de edição.

Um pop-up aparecerá da direita, onde você poderá editar a campanha, o conjunto de anúncios ou o anúncio.

Um dos recurso interessante do Facebook Ads Manager é que ele permite editar várias campanhas, conjuntos de anúncios ou anúncios do Facebook de uma só vez.

Para editar em massa um grupo de campanhas, conjuntos de anúncios ou anúncios, marque as caixas na primeira coluna e escolha "Editar" na barra de navegação exibida acima.

 

Para campanhas, você pode

• editar o nome da campanha

• definir um limite de gastos da campanha (opcional)

• ativar ou desativar a campanha

Para conjuntos de anúncios, você pode

• editar o nome do conjunto de anúncios

• editar o posicionamento do anúncio

• editar o orçamento e agendar

• editar o público-alvo

• edite a otimização e a entrega (ou seja, para qual seu conjunto de anúncios é otimizado)

• ativar ou desativar o conjunto de anúncios

Para anúncios, você pode

• edite o nome do anúncio

• edite o destino (por exemplo, a página do Facebook de onde seu anúncio é originário)

• editar os criativos do anúncio (imagem, texto, link, frase de chamariz)

• ativar ou desativar o anúncio

Embora seja ótimo poder editar seus anúncios, Jon Loomer desaconselhou a edição de anúncios para fazer testes de divisão:

 

Cuidado com a edição de anúncios

 

Algumas pessoas costumam copiar e editar anúncios que não estão mais no ar, mas isso é uma péssima ideia.

Primeiro porque o Facebook distribuirá seu anúncio parcialmente com base na resposta que está recebendo.

Assim se você copiar e alterar por ex. as imagens, as pessoas provavelmente reagirão a elas de maneira diferente.

Além disso, esse tipo de alteração atrapalha os relatórios do Facebook. Quando sua alteração foi feita? Foi o motivo da alteração no desempenho do anúncio?

Por isso, é recomendado que para cada nova campanha você crie um anúncio novo!

 

Relatórios de anúncios do Facebook

 

Se você definiu metas as metas da campanha para sua empresa e gostaria de ver o desempenho de seus anúncios no Facebook em relação às suas metas, você pode utilizar os filtros de estatísticas de anúncios do Facebook Ads Manager, além de criar relatórios.

Filtros de anúncios possuem os seguintes itens:

  1. Como encontrar campanhas,

  2. conjuntos de anúncios ou anúncios relevantes;

 

Além disso, o Facebook oferece quatro maneiras rápidas de filtrar e pesquisar anúncios ou grupos de anúncios específicos:

1. Procurar

2. Filtros

3. Período

4. Camada de anúncios

 

Em Pesquisa : você pode pesquisar seus anúncios:

• Nome da campanha

• Nome do conjunto de anúncios

• Nome do anúncio

• ID da campanha

• ID do conjunto de anúncios

• ID do anúncio

 

Filtros : você pode filtrar seus anúncios por:

• Filtros salvos - Filtros que você criou e salvou anteriormente

• Entrega - o status dos seus anúncios

• Objetivo - Para que seu anúncio é otimizado (por exemplo, reconhecimento da marca ou conversões)

• Tipo de compra - como você paga pelos seus anúncios (por exemplo, leilão ou preço fixo)

• Canal - onde seus anúncios são exibidos (por exemplo, coluna da direita no Facebook ou Instagram)

• Métricas - medidas específicas para seus anúncios (por exemplo, tempo de vida útil inferior a US $ 50)

• Data de atualização - quando seus anúncios foram atualizados pela última vez

 

Já para o Período : esses são os intervalos de dados que você pode selecionar:

• Tempo de vida

• Hoje

• Ontem

• Últimos 7 dias

• Últimos 14 dias

• Últimos 30 dias

• Mês passado

• Este mês

• personalizadas

 

Na Camada de anúncios: a opção de filtrar por camada de anúncios (ou seja, campanhas, conjuntos de anúncios ou anúncios) é separada das três opções abaixo.

Ela está localizada logo acima da tabela de relatórios no painel, no lado esquerdo. Usando esse menu suspenso, você pode alternar entre:

 

• Todas as campanhas

• Todos os conjuntos de anúncios

• Todos os anúncios

 

Você pode também aplicar vários filtros ao mesmo tempo.

Por exemplo, você pode pesquisar todos os seus conjuntos de anúncios por plataforma, dispositivos, posicionamentos etc.. .

Se você usar esse conjunto de filtros regularmente, poderá optar por salvá-los como um filtro personalizado para acesso rápido no futuro.

O botão para isso está localizado à direita da barra cinza do filtro.

 

 

Filtros de estatísticas: como obter dados importantes para os relatórios de seus anúncios

 

O Facebook fornece uma grande quantidade de dados para todos os seus anúncios e um sistema poderoso para personalizar a tabela de relatórios para mostrar dados importantes para seus relatórios.

As duas principais maneiras de personalizar sua tabela de relatórios são por meio de colunas e detalhamento.

Para ajudá-lo a encontrar os dados relevantes rapidamente, existem várias predefinições de colunas nas quais você pode escolher:

• Desempenho: resultados, alcance, custos, quantidade gasta etc.

• Entrega: alcance, frequência, CPM, impressões etc.

• Engajamento: pessoas agindo, reações, comentários, compartilhamentos etc.

• Envolvimento do vídeo: impressões, visualizações de vídeo em 3s, custo por visualizações de vídeo em 3s etc.

• Engajamento de aplicativos: instalações de aplicativos para dispositivos móveis, ações de aplicativos para dispositivos móveis, custo por instalação de aplicativos para dispositivos móveis etc.

• Envolvimento do carrossel: alcance, frequência, impressões, cliques etc.

• Desempenho e cliques: resultados, alcance, custo etc.

• Entre dispositivos: ações do site, instalação de aplicativos para dispositivos móveis, ação do site, valor da conversão etc.

• Engajamento do Messenger: cliques no link, respostas de mensagens, conversas bloqueadas de mensagens etc.

• Conversões offline: compra, valor da conversão de compra, custo por compra etc.

 

Se nenhuma dessas predefinições atender às suas necessidades, você poderá personalizar ainda mais as predefinições ou criar suas próprias predefinições escolhendo "Personalizar colunas ..." no menu suspenso Colunas: desempenho.

 

 

Um pop-up aparecerá e você poderá desmarcar ou selecionar mais métricas (ou colunas) de acordo com suas necessidades.

 

 

Os dados na tabela de relatórios podem ser classificados clicando no cabeçalho de cada coluna. Se você não souber ao certo qual é a métrica, passe o mouse sobre o "i" ao lado da métrica e um pop-up com explicações será exibido. Você pode alternar entre "Visão geral", "Detalhes" e "Relacionado" para saber mais.

Você pode obter mais informações sobre seus anúncios do Facebook detalhando ainda mais os dados. Você pode dividir os dados por:

 

• Entrega (por exemplo, idade, local ou plataforma)

• Ação (por exemplo, dispositivo de conversão, destino ou tipo de visualização de vídeo)

• Hora (por exemplo, dia, semana ou mês)

 

Você também pode selecionar até um critério de cada seção (por exemplo, um de Entrega, um de Ação e um de Tempo), ex: você pode ver os resultados de seus anúncios discriminados por categorias de idade, dispositivos e semanas.

Dica: quando você passa o mouse sobre um critério, o Facebook fornece uma explicação para ele.

Este é um exemplo de como sua tabela de relatórios pode parecer depois de selecionar as colunas e detalhamento apropriados:

 

 

 

Exportando, compartilhando e salvando relatórios de anúncios do Facebook

 

Depois de encontrar os dados necessários para o seu relatório, você pode exportar, compartilhar ou salvá-los como um relatório.

 

1. Exportar : você pode baixar os dados como um arquivo Excel ou CSV.

2. Compartilhar : essa opção fornece um link para a visualização dos dados que você criou, que você pode compartilhar com pessoas que têm acesso à sua conta de anúncio.

3. Salvar : Este botão está separado das opções Exportar e Compartilhar. Está localizado perto do canto superior esquerdo do painel. Você pode usar os relatórios para salvar facilmente as visualizações dos dados e voltar a agendar um email para enviar o relatório automaticamente todos os dias, semanas ou meses.

 

Compreendendo o desempenho dos seus anúncios no Facebook

 

Para criar anúncios mais eficazes no Facebook, convém analisar o desempenho de seus anúncios individuais.

O Facebook Ads Manager permite detalhar cada uma de suas campanhas, conjuntos de anúncios ou anúncios, fornecendo informações mais detalhadas, como resultados ao longo do tempo e detalhamento demográfico.

Para fazer isso, clique no nome do anúncio.

Você também pode selecionar e visualizar várias campanhas, conjuntos de anúncios ou anúncios usando as caixas de seleção na primeira coluna. Isto é o que você veria ao exibir uma campanha:

 

A seção de gráficos de informações contém gráficos que visualizam os dados do seu anúncio para fornecer uma visão geral rápida.

Existem três guias: desempenho, informações demográficas e canal.

A guia Desempenho mostra o desempenho do seu anúncio no período selecionado. Existem três gráficos predefinidos, mostrando os resultados do seu anúncio de acordo com o objetivo, o alcance e o valor total gasto. Você também pode personalizar os gráficos para comparar duas métricas de sua escolha.

A guia Informações demográficas mostra o detalhamento por sexo e idade dos dados do seu anúncio. Você pode alternar para ver a distribuição dos resultados do anúncio, impressões, alcance e valor gasto.

Dica: impressão é o número de vezes que o anúncio é visto, enquanto alcance é o número de pessoas que viram o anúncio.

A guia Canal mostra o desempenho do seu anúncio em diferentes plataformas (por exemplo, Facebook ou Instagram) e canais (por exemplo, coluna direita da área de trabalho do Facebook ou Feed de notícias do Instagram para dispositivos móveis).

Você pode ainda visualizar dados como resultados de anúncios, impressões, alcance e quantia gasta nas plataformas.

 

 

A tabela de relatórios é semelhante à do painel principal.

A única diferença é que ele não mostra todos os seus anúncios no Facebook.

Se você estiver visualizando uma campanha, ele mostrará apenas os conjuntos de anúncios ou anúncios da campanha.

Se você estiver visualizando um conjunto de anúncios, ele mostra apenas os anúncios no conjunto de anúncios. Se você estiver visualizando um anúncio, ele mostra apenas o anúncio.

 

 

 

Visão geral do Quickfire de outros recursos úteis

 

Aqui estão alguns recursos fora do Facebook Ads Manager, que podem ser úteis para você. Eles são acessíveis através do botão de menu no canto superior esquerdo do seu Facebook Ads Manager.

Informações do público-alvo

 

 

O Audience Insights é uma ferramenta para ajudá-lo a aprender mais sobre seu público-alvo com informações agregadas sobre dados demográficos, localização, comportamento e muito mais.

Por exemplo, se você estiver curioso para saber mais sobre as pessoas que gostaram da sua página do Facebook, você pode adicionar sua página do Facebook na seção "Pessoas conectadas a" à esquerda.

O Audience Insights mostrará os dados demográficos, as páginas que eles gostaram, a localização e muito mais.

Se você deseja atingir esse público, você pode clicar no botão verde "Criar anúncio" para criar um anúncio para esse público.

 

Píxeis

 

 

O pixel do Facebook é várias linhas de código que permitem que você aproveite as ações que as pessoas executam no seu site para criar melhores anúncios no Facebook.

Ao colocar o código de pixel no cabeçalho do seu site, você pode acompanhar as conversões, otimizar seus anúncios para conversões e fazer remarketing para pessoas que visitaram o site ou realizaram ações específicas.

Para criar seu pixel do Facebook e acompanhar conversões, vá para "Pixels" no menu Anúncios do Facebook, em "Ativos".

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