Os consumidores de hoje são mais inteligentes, experientes, sem muito tempo a perder e desejam que suas necessidades sejam atendidas rapidamente. 

Seja no almoço, em um ônibus ou em uma fila de banco, as pessoas gostam de acessar a Internet por vários motivos; seja para fazer compras, encontrar respostas através de motores de busca, conversar com amigos, ler notícias etc. 

Assim, independente do que é feito, a qualidade da experiência online de um indivíduo faz uma enorme diferença.

Uma parte crítica dessa experiência é a facilidade com que eles podem buscar acessar, avaliar ou comprar produtos e serviços. 

Desta maneira, para empresas que desejam atrair e converter esse interesse em receita, a experiência do usuário (UX) é crucial para seu sucesso e, em muitos casos, sobrevivência.

Quando se trata de desenvolver e executar estratégias modernas de marketing digital, a experiência do usuário muitas vezes é esquecida, e assim 79% dos visitantes em um site admitem procurar outro site se o mesmo não corresponder com as suas expectativas.

Desta maneira, pensar na jornada online do seu cliente para que a mesma seja de fácil utilização e navegabilidade, com conteúdo limpo, dinâmico e de fácil compreensão, e claro, adaptado a dispositivos móveis é essencial. Afinal ao combinar esses elementos, uma empresa pode criar um ambiente propício para sua marca. 

Mas por que então, muitas organizações negligenciam com tanta freqüência a UX quando se trata de envolver os seus clientes?

 

 

Mobile First

 

O aumento no uso de smartphones mudou a maneira como as pessoas vêem, compram e interagem online.

O celular agora é responsável por 65% do tempo de mídia digital, tendo o desktop está se tornando o ponto de contato secundário para um número crescente de usuários digitais.

 

O celular está tão arraigado na psique do usuário que ele tem cinco vezes mais probabilidade de abandonar um site se o site não estiver otimizado corretamente para o telefone - e se você dirige um negócio, isso pode significar uma grande perda de conversões.

 

Dito isso, o que é realmente alarmante é que 52% dos usuários disseram que uma experiência móvel ruim os tornava menos propensos a se envolver com uma empresa, além disso, 80% das pesquisas locais são feitas para dispositivos móveis (se forem projetados corretamente, claro), assim pensar a experiência do visitante no Mobile é vital para o sucesso online de uma marca.

 

Embora o celular seja dominante no mundo de hoje, isso não significa que o desktop não seja mais relevante. A maioria das transações de comércio eletrônico ainda ocorre no PC e, como tal, uma estratégia multiplataforma equilibrada é essencial para a jornada do comprador. 

Apesar disso, muitas empresas e profissionais ainda tratam o desktop como sua principal área de foco, o que está fora de sincronia com o comportamento do consumidor atual.

 

Experiência é mais do que usabilidade

Embora muitos considerem a experiência do usuário uma palavra da moda no setor, na verdade, a experiência do usuário é a chave para facilitar as conversões e ajudá-lo a se destacar em um mar de links e marcas.

Embora a usabilidade seja um componente essencial da experiência do usuário, ela é apenas uma parte do bolo, pois se concentra nas coisas no nível da superfície, enquanto a UX se aprofunda em se uma página individual ou parte do conteúdo irá satisfazer as necessidades de um usuário. Como um todo a experiência do usuário determina como uma marca fala com seus clientes e entrega a mensagem que está tentando transmitir de forma eficaz.

 

O conteúdo ainda é Rei 

Uma das melhores maneiras de transmitir uma mensagem é publicando um conteúdo com o qual eles possam realmente interagir. 

De acordo com Quick Sprout 82% das pessoas gostam de ler conteúdos relevantes, enquanto 71% dos editores online afirmam que o conteúdo móvel bem formado aumentou significativamente o envolvimento do usuário.

 

 

Uma cópia digital bem elaborada e otimizada para mecanismos de pesquisa é um ingrediente fundamental para uma boa experiência do usuário. Isso não só ajudará a sua página da web a se classificar bem para termos de pesquisa relevantes no Google, mas também dará ao consumidor uma resposta informativa à sua. Em última análise, isso resultará em mais conversões, ao invés vez de abandono do site.

Embora isso possa parecer óbvio muitas vezes isso é esquecido por muitos.

 

UX e o marketing de conteúdo

Uma estratégia de conteúdo boa que produz resultados incríveis é sempre melhor planejada desde o início. Essencialmente, existem cinco níveis para um modelo de marketing de conteúdo de sucesso, que são:

1. SEO: isso é essencial porque, se o seu site não estiver otimizado para mecanismos de pesquisa, seus clientes-alvo nunca o encontrarão, você estará falando para ninguém.

2. Experiência do usuário: de acordo com um estudo recente da Adobe, dois terços das pessoas preferem ler algo lindamente projetado a algo simples. E essa é apenas uma peça do quebra-cabeça.

3. Estratégia de conteúdo: uma vez que seu site é otimizado para SEO e sua UX é boa, você pode usar métricas como número de visitantes e taxa de rejeição para criar seu conteúdo, e assim atender às necessidades de seu público-alvo.

4. Criação de conteúdo: Com uma estratégia definida, é hora de começar a parte divertida – criar seu conteúdo ou atualizar o conteúdo existente.

5. Distribuição de conteúdo: depois de criar o conteúdo, é hora de começar a fazer com que ele seja notado. Compartilhe com as pessoas certas usando seus vários canais sociais e quaisquer outras conexões que você possa ter.

 

Como a experiência do usuário é a segunda etapa em uma estratégia de conteúdo robusta, ela deve ser feita da maneira certa. Do contrário, toda a estratégia desmoronará antes mesmo de decolar.

 

Apple, repensando a experiência do usuário

Tomando nota de como o mercado de smartphones e dispositivos móveis se tornou concorrido, a Apple anunciou recentemente mudou seus planos para aprimorar a experiência do usuário. Em um esforço para criar a “experiência perfeita” em todas as suas plataformas e expandir seus negócios após uma redução de crescimento nos últimos meses, a Apple esta tentando equalizar suas plataformas para que eles fiquem mais juntos e parecidos.

 

 

 

 

 

Assim junto com a melhoria de seu já bem-sucedido desktop portátil - iCloud no qual o serviço da Apple estará disponível em Macs, bem como em iPads e iPods - também está abrindo seu sensacional assistente digital, Siri, para terceiros. 

Isso significa que os desenvolvedores podem tirar proveito da sofisticada tecnologia de comando de voz do Siri para seu próprio uso em seus aplicativos.

Assim, fica fácil perceber a visão de futuro da Apple, na qual a experiência do usuário é crucial para o consumidor de hoje. Sem melhorias constantes na forma como as empresas interagem com os seus clientes, qualquer marca será deixada de lado no atual clima de rápidas mudanças.

 

A ascensão da busca visual

Espera-se que a busca visual se torne enorme em um futuro não tão distante. Por exemplo, o aplicativo de estilo de realidade aumentada Blippar está levando a experiência do usuário a um nível totalmente novo com seu estilo intuitivo de interação.

Jordan Harper, diretor de tecnologia da Iris Worldwide, acredita que em cinco anos metade de todas as pesquisas serão baseadas em voz ou imagem, esse pensamento vai de encontro as inovações recentes da Amazon e da Apple. 

 

Conclusão

O fato é que nos humanos somos criaturas intuitivas e visuais, assim a busca visual vai de encontro as nossas necessidades, que são cada vez maiores.

Hoje pensar UX não é um luxo opcional para uma empresa, para dar à experiência do usuário a atenção que ela merece, é necessário investir tempo, dinheiro e recursos, o que também significa adquirir as competências necessárias para garantir o sucesso. 

Afinal, idéias novas alimentadas por uma interpretação inteligente de dados e uma boa experiência do usuário oferecem excelentes resultados.

 

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