Uma das grandes dúvidas para quem quer começar a trabalhar com Negócios Online é como encontrar um bom nicho de trabalho.

Para isso é necessário se dedicar um pouco na investigação do provável nicho de atuação, antes de colocar o seu tempo e esforço em prática.

Afinal, é importante definir um nicho de mercado, pois somente dessa forma a empresa adquire um foco e assim possui as condições necessárias para elaborar melhor o seu marketing digital.

Na verdade, toda estratégia realizada dentro do marketing (seja ele digital ou não, mas principalmente no primeiro caso) depende da empresa saber o que são nichos de mercado e se identificar com um deles.

 

O que são nichos de mercado?

Nichos de mercado são as categorias onde se encontram determinado público alvo, esta categoria é definida de acordo com os produtos e serviços oferecidos.

Para identificar o público-alvo, primeiro é necessário identificar um nicho de atuação.

Uma boa estratégia de nicho de mercado consegue aumentar muito as chances de fidelização. Você começa atraindo os clientes, mas mantê-los é fundamental!

 

Como encontrar um bom nicho de mercado

Para auxiliá-lo nesta tarefa separamos algumas dicas que o ajudarão a encontra o melhor nicho de mercado, para o oferecimento de produtos/serviços.

 

Pesquisa e brainstorm

Buscar um nicho é uma das coisas mais complicadas de se fazer, afinal como você encontra um bom nicho? Antes de qualquer coisa, temos que ter em mente que um nicho é um mercado especializado, como por exemplo poderiamos citar: “suplementos vitamínicos e minerais”.

Como você pode perceber o resultado do retorno das buscas é extremamente pequeno, assim teoricamente o número dos seus concorrentes é bem menor.

Desta maneira, isso significa que este nicho é mais fácil de competir do que com um nicho em que já existem muitos concorrentes.

 

Trabalhe em um nicho que você goste

Sim, a primeira coisa que você deve pensar é escolher um nicho em que você está entusiasmado e já conhece, quanto maior a sua familiaridade com este nicho, maiores as chances de sucesso.

 

Busque nichos interessantes

Sem dúvida o melhor nicho para se trabalhar são aqueles que apresentam serviços ou produtos muito procurados, por isso, evite nichos considerados apenas como chamariz, e que podem ser ultrapassados mesmo antes de começar a fazer algum dinheiro.

Um bom nicho deve ser capaz de gerar resultados com pouco tempo e esforço, por isso certifique-se também que a sua escolha não se trata de algo passageiro.

 

Verifique a rentabilidade

Tão importante quanto escolher um nicho que tenha uma boa procura é escolher também um que seja rentável.

Afinal não teria sentindo promover produtos/serviços que não podem gerar dinheiro, até porque o objetivo de se trabalhar com Negócios Online é desfrutar de uma renda estável e crescente.

 

Escolha bons produtos/serviços

Escolha com antecedência quais produtos e serviços divulgar, muitas plataformas permitem comparar a avaliação dos produtos, desta forma você evita divulgar produtos/serviços que não estão bem avaliados.

 

ROI (retorno sobre investimento)

Muitos empreendedores on-line sabem que a chave para  ser bem sucedidos em longo prazo está na renda regular gerada mensalmente, contudo, você deve elaborar um planejamento para verificar se o valor investido no nicho selecionado está dando ou não retorno.

Posted on